1998 - O início da era de ouro do São Caetano

Com informações do ABC do ABC
Foto: arquivo

Elenco do São Caetano em 1998

Em 1998 o São Caetano, que neste sábado, dia 4 de dezembro de 2021, está completando 32 anos de fundação, vivenciou um momento mágico de sua história. Temporada que conquistou o título da Série A-3 do Campeonato Paulista e o acesso à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Vislumbrando lugar de destaque no futebol, o time dirigido na época por Luiz Carlos Ferreira serviria como base da equipe que encantou o Brasil nos anos seguintes. Um dos destaques desse grupo era Marcio Griggio, que chegou ao Anacleto Campanella justamente naquele Estadual e atuou pelo clube por muitos anos.

Autor de três dos cinco gols marcados pelo Azulão nos dois jogos da final contra o Taubaté, o ídolo azulino recorda com carinho do momento que vivenciou na A-3 de 1998. “A vitória em casa(no segundo jogo) era a confirmação do bom trabalho, a confirmação de ter feito um bom planejamento. E dentro desse planejamento fizemos de tudo para alcançar o objetivo final(título). Recordo muitas coisas dessa decisão, pois foi quando entrei para a história do São Caetano”, afirmou.

Depois de campanha impecável nas fases de classificação, o Pequeno Gigante foi campeão paulista, diante do Taubaté, no dia 23 de agosto de 1998. Mesmo com bela vantagem conquistada na primeira partida - após vitória por 4 a 2 -, o clube do ABC conquistou o resultado positivo no duelo de volta e derrotou o Burro da Central por 1 a 0; gol de Marcio Griggio.

A campanha

21 vitórias, 6 empates e 3 derrotas
50 gols marcados/ 27 gols sofridos
Escalação na final: Sílvio Luiz; Ailton, Daniel, Junior e Marcão; Vandir, Odair, Marcio Griggio e Leonardo (Bigu); Adhemar(Taxi) e Raudinei(Magrão)
Técnico: Luiz Carlos Ferreira

Artilheiros:
Gilson 11 gols
Taxi 7 gols
Marcio Griggio 6 gols
Leonardo 5 gols
Assis e Wallace 4 gols
Alexandre e Fabricio 2 gols
Marquinhos Pitbull. China, Marcelinho, Odair, Marcão, Vandir, Magrão e Nelsinho 1 gol


Brasileirão Série C - Naquele ano, a alegria do torcedor do Azulão não ficou apenas no estadual. O São Caetano, mesmo sendo um time que disputou a A3 Paulista, ainda que com o título da competição, resolveu encarar a Série C do Brasileirão, na época o último escalão do futebol nacional. As edições da competição naquela época eram de inscrição livre, ao contrário da atual Série D, que as vagas são definidas através dos estaduais.

O time do ABC foi tão bem na competição que acabou sendo vice-campeão, perdendo o título para o Avaí. Porém, o segundo lugar foi de muita valia para o azulão, que conquistou o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro, iniciando a trajetória de glórias que adentrou no século XXI.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações