Por Lucas Paes
Foto: Arquivo
Fábio Costa atuando pelo Vitória
Completando 44 anos neste dia 27 de novembro, o goleirão Fábio Costa é considerado um dos grandes da posição na história do Santos, e é ídolo da torcida alvinegra apesar da passagem pelo Corinthians. De temperamento forte, o baiano de Camaçari teve uma grande carreira que contou com passagem pela Seleção Brasileira. O início dessa grande trajetória se deu no Vitória.
Fábio chegou ao Vitória ainda na base, próximo ao ano de 1993 e desde sempre chamou a atenção pelas qualidades debaixo das traves. Apesar de não jogar, era inclusive o quarto goleiro durante a campanha do Brasileirão de 1993. Foi em 1996 que acabou se tornando efetivamente um profissional do rubro-negro, mas jogava esporadicamente.
Assumiu a titularidade no ano de 1999. Fechou o gol nas finais do estadual contra o Bahia, garantindo um título para o Leão no ano do seu centenário. No Brasileirão, foi o titular de uma campanha onde o rubro-negro avançou até as semifinais, se destacando em um jogo contra o Galo, em Minas Gerais, onde pegou um pênalti e depois brigou com jogadores do time mineiro, quando na segunda tentativa, os atleticanos marcaram com Lincoln e deixaram o placar em 2 a 1 para o rubro-negro.
Suspenso por trinta dias depois do episódio, Fábio voltou à tempo de jogar o mata-mata, onde o rubro-negro avançou até as semifinais, mas acabou parado pelo próprio Atlético Mineiro. Em 2000, novamente começou o ano como titular, jogando principalmente na antiga Seletiva para a Libertadores e na Copa do Nordeste. Acabou, porém, vendido para o Santos ainda no primeiro semestre.
Fábio Costa esteve em atividade no futebol até o ano de 2013, quando se aposentou atuando pelo São Caetano. Segundo números do portal Ogol, atuou em 32 jogos pela equipe rubro-negra entre 1999 e 2000, contagem que provavelmente não leva os jogos do estadual.
0 comentários:
Postar um comentário