Luto! Faleceu Pacoti, um dos grandes ídolos do Ferroviário

Com informações do Ferroviário e Diário do Nordeste
Foto: arquivo

Pacoti é um dos maiores ídolor da história do Ferroviário

A torcida do Ferroviário está de luto! Faleceu nesta quarta-feira, dia 18, Francisco Nunes Rodrigues, o Pacoti, aos 87 anos, vítima de um infarto. O ex-centroavante foi um dos maiores ídolos da história do Ferrão e ainda defendeu Sport, Vasco e Sporting de Portugal.

Pacoti nasceu na cidade de Quixadá, em 28 de dezembro de 1933, e se consagrou no futebol cearense. Ele começou a carreira no Bangu de Quixadá-CE (1952/53). Depois, passou pelo Nacional de Fortaleza-CE (1954) e chegou no Ferroviário em 1955.

Vestindo a camisa do Ferrão, Pacoti tornou-se artilheiro implacável do clube, especialmente na década de 1950. A primeira passagem de Pacoti pelo Ferroviário foi entre 1955 a 1958. Apesar de ter balançado muito as redes, não foi campeão pelo clube.

Depois, ganhou o mundo e brilhou no Sport, Vasco, teve uma passagem rápida pela Portuguesa Santista, em 1960, e depois foi para o exterior, onde defendeu o Sporting de Lisboa, quando teve a honra de ser o primeiro atleta do Ferrão a jogar num time importante da Europa e o primeiro cearense a disputar a famosa Liga dos Campeões da Europa, a Champions League, na temporada 1961/62.

Em 1964, voltou ao Brasil, para defender o Olaria do Rio de Janeiro. Em 1965, foi para a Venezuela, defender o Valência. Em 1966, voltou para o Ferroviário, onde encerrou a carreira no ano seguinte, totalizando 78 jogos e 51 gols marcados com a camisa coral.


Por ironia do destino, o Ferroviário foi campeão cearense em 1952, três anos de Pacoti chegar no clube, e em 1968, na temporada seguinte à que ele 'pendurou as chuteiras'. Mesmo assim, em 2013, seu nome foi escolhido na campanha Time dos Sonhos e entrou definitivamente para a galeria dos maiores jogadores da história coral.

Pacoti deixa a esposa. Ele faria 88 anos no próximo dia 28 de dezembro. “Ele não tem filhos, mas tem quatro adorados sobrinhos que o chamavam de avô”, disse a familiar para o Diário do Nordeste. O velório acontece hoje, 18, na Funerária Ethernus, na Rua Padre Valdevino, em Fortaleza, de 13h às 18h.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações