Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Luís Fabiano defendeu a Ponte Preta ainda muito novo
O ex-centroavante Luís Fabiano está completando neste 8 de novembro 41 anos. O atacante teve passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, com destaque pelo São Paulo. Nascido em Campinas, no dia 8 de novembro de 1980, começou na base do Guaraní, mas logo depois foi para a rival Ponte Preta, onde conseguiu engrenar como jogador profissional.
Luís Fabiano estreiou no profissional aos 18 anos de idade pela Macaca, no dia 30 de novembro de 1998 em um jogo contra o Santos, na Vila Belmiro, em jogo com vitória do Peixe. Depois de debutar já no final da temporada, não teve muitas chances no time titular e atuou poucas vezes, mas teve um bom rendimento nas partidas que participou.
Mesmo estreando no final da temporada de 1998, o atacante atuou oito vezes e marcou três gols. Já no ano seguinte, indo para sua segunda temporada, o atacante já chamava a atenção e lutava por um espaço no time titular da Macaca, o que acabou não ocorrendo em 1999. Mesmo assim, foram 18 jogos e 11 gols.
O jogador mesmo tendo um bom desempenho quando entrava nos jogos, não conseguiu conquistar seu espaço entre os 11 titulares, e participou menos que em sua primeira temporada. Mas em 2000, tudo mudaria na vida do atacante.
Mesmo insatisfeito com a Ponte Preta, ele passou a ser relacionado mais vezes e depois de 16 jogos e 12 gols naquela temporada de 2000, acabou recebendo uma proposta para ir jogar na França, no Rennes. O centroavante, que depois ficaria conhecido como Fabuloso, assinou um contrato de dois anos com o clube e deixou a Macaca com menos de 20 anos.
Luís Fabiano ficou pouco tempo na França e foi emprestado ao São Paulo. Voltou ao Rennes e, logo em Seguida, o Tricolor o contratou em definitivo. No Morumbi, decolou de vez, chegou à Seleção Brasileira. Retornou ao Velho Continente, defendeu Porto e Sevilla, onde foi ídolo, virou dono da camisa 9 da Amarelinha, sendo titular na Copa do Mundo de 2010. Ainda teria um novo retorno ao São Paulo, jogaria no Tianjin Tianhai, da China, e encerraria a carreira no Vasco, em 2017.
0 comentários:
Postar um comentário