Com informações da FGF
Foto: divulgação FGF
Foto: divulgação FGF
Os troféus que serão entregues aos clubes
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou nesta quinta-feira, dia 25 a concessão do título honorífico referente ao Campeonato Gaúcho de 1918 a Brasil de Pelotas, Cruzeiro de Porto Alegre e 14 de Julho de Santana do Livramento. Cada clube receberá um troféu alusivo à homenagem.
Naquele ano, seria realizado o primeiro Campeonato Gaúcho. Brasil de Pelotas, Cruzeiro e 14 de Julho disputariam o triangular final depois de saírem vencedores de suas respectivas fases regionalizadas. No entanto, uma epidemia de gripe espanhola atingiu o Estado do Rio Grande do Sul e levou ao cancelamento da competição.
A decisão de conferir essa homenagem aos clubes se deu após reunião da diretoria da FGF, que deliberou a respeito de um pedido feito pelos clubes. "É um reconhecimento ao que esses clubes passaram. Vivemos algo semelhante com a pandemia de Covid-19 e agora podemos entender melhor essas dificuldades", destaca o presidente da FGF, Luciano Hocsman.
O troféu traz o desenho do escudo da entidade à época, quando ainda se chamava Federação Rio-Grandense de Desportos. Em 1919, depois do fim da epidemia, foi possível realizar a primeira edição do Campeonato Gaúcho, que acabou conquistada pelo Brasil de Pelotas.
O título honorífico se trata de uma homenagem aos clubes e não se aplica aos mesmos o título oficial de campeão estadual daquele ano.
0 comentários:
Postar um comentário