Alejandro Sabella e sua passagem pelo Grêmio

Por Fabio Rocha

Alejandro Sabella jogou no Grêmio entre 1985 e 1986

O já falecido Alejandro Sabella, nascido nascido em Buenos Aires, na Argentina, no dia 5 de novembro de 1954, completaria hoje 67 anos. O ex-meia atuou por grandes times dentro e fora da Argentina, e já no seu final de carreira chegou ao Grêmio, por onde ficou por duas temporadas. Além de ter sido treinador da seleção de seu país.

Alejandro Esteban Sabella começou no River Plate e depois fez carreira no futebol inglês, tendo defendido Sheffield United e Leeds United. Ele chegou ao tricolor gaúcho em 1985, depois de uma grande passagem pelo Estudiantes, ganhando dois títulos.

Sabella chegou no Imortal Tricolor como um jogador consolidado e com grandes passagens internacionais, atuando até pelo campeonato inglês e pela Seleção Argentina. O jogador tinha enfrentado o Tricolor em 1983 pela Libertadores, e encantou os dirigentes gaúchos, e foi contratado após uma iniciativa do diretor de futebol Adalberto Preis duas temporadas depois.

O meia estreou pelo Grêmio em um empate por 1 a 1 contra o Cruzeiro fora de casa, no dia 24 de fevereiro de 1995. Sabella fez parceira com o maior ídolo do Tricolor Gaúcho que é o Renato Portaluppi. O argentino viveu momentos bons como titular mas também teve jogos que ficou sentado no banco de reserva por conta de péssimos momentos.

O ex-jogador mesmo atuando duas temporadas, jogou muitas partidas pelo clube. Esteban atuou em 60 partidas e venceu apenas 32 vezes, empatando 16 e perdendo 12 com a camisa do Grêmio. Nestes jogos o meia marcou 5 gols, com uma média de 0.08 por jogo. Mas duas temporadas o jogador conseguiu ganhar três títulos, venceu dois campeonatos gaúchos e ganhou o extinto Troféu de Palma de Mallorca em 1985.


Após a passagem pelo Grêmio, o atleta se aposentou quatro anos depois jogando pelo Irapuato. Após parar de jogar, Sabella dirigiu o Estudiantes campeão da Libertadores de 2009 e a Seleção da Argentina vice na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Ele faleceu no ano passado, no dia 8 de dezembro por conta de uma complicação numa internação causa por uma grave doença cardíaca, que o acometia desde 2015.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações