Com informações do Corinthians
Foto: arquivo Placar
Corintianos dominaram o Morumbi naquele 9 de outubro de 1977
No dia 9 de outubro de 1977, Corinthians e Ponte Preta se enfrentaram pelo segundo jogo da final do Campeonato Paulista diante de 146.082 torcedores. O público presente na decisão é o maior da história do estádio do Morumbi. Naquele dia, a Macaca levou a melhor, venceu por 2 a 1 e adiou o título do Corinthians, que na terceira partida conquistou a taça.
Na ocasião, a equipe corinthiana entrou em campo com Jairo; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Ruço, Basílio, Luciano e Palinha; Geraldão e Romeu. Adãozinho e Vaguinho entraram no segundo tempo do time comandado pelo técnico Oswaldo Brandão.
Já a Ponte Preta jogou com Carlos (que depois jogou pelo Corinthians); Jair Picerni (que foi treinador do Timão), Oscar, Polozzi, Odirlei, Vanderlei, Marco Aurélio, Lúcio, Dicá, Rui Rei (outro que atuou pelo Alvinegro depois) (Helinho) e Tuta (Parraga). O técnico era Zé Duarte.
Após vencer o primeiro confronto da final estadual daquele ano, o Timão estava próximo de encerrar o jejum de quase 23 anos sem títulos de grande importância. Empolgada, a Fiel lotou o estádio do Morumbi, esperando para comemorar a tão aguardada conquista.
O resultado esperado não veio, e a vitória da Ponte Preta por 2 a 1 levou a decisão para o terceiro jogo. Porém, o recorde de público no Morumbi foi batido. Quatro dias depois, com um público menor (muitos corintianos ficaram com medo de uma tragédia e não foram no Morumbi, que teve público de 86.677 pagantes) o eterno gol de Basílio fez a Fiel soltar o grito de campeão paulista, entalado na garganta desde 1954.
Seu passado é uma bandeira seu presente uma lição figuras entre os primeiros do nosso esporte bretão. Corinthians grande sempre alta erro. És do Brasil, o clube mais brasileiro. Salve o Corinthians
ResponderExcluir