Foto: Arquivo
Elenco do Fortaleza em 1920
O dia 18 de outubro de 2021 marca o aniversário de 103 anos do Fortaleza Esporte Clube. Nesta comemoração, o Leão do Pici se encontra numa posição onde poucas vezes esteve. O time da capital cearense é hoje o terceiro colocado do Brasileirão e deve ir a Libertadores em 2022, numa campanha simplesmente incrível comandada por Pablo Vojvoda, além de ser semifinalista da Copa do Brasil. Há 101 anos, no distante 1920, o Leão conquistava seu primeiro título na história: o Campeonato Cearense de 1920.
Participaram do torneio o Fortaleza, o Ceará, o Guarany e o Bangu, todos da capital. A campanha do tricolor naquela competição começou justamente uma semana depois do segundo aniversário do clube. No dia 26 de setembro, o Leão batia o Bangu por 3 a 2 fora de casa. Depois, uma derrota de 3 a 0 para o Guarany, única na campanha, seguida por uma vitória sobre o Ceará, encerrando o primeiro turno.
No segundo turno, vitórias sobre Bangu, por 2 a 1 e Guarany por 2 a 0 deixaram o Leão do Pici na liderança do torneio, mesmo sem o jogo contra o Ceará, que acabou não ocorrendo e no fim não sendo necessário. Com a igualdade em pontos, Guarany e Fortaleza fizeram um jogo extra, que acabaria por decidir o título estadual daquele ano.
A decisão foi no dia 12 de dezembro, no Campo do Prado. Rapidamente, o time do Fortaleza fez 2 a 0 e se consagrou campeão daquele que era o primeiro campeonato cearense da história, pelo menos até aquele momento. Depois, os torneios metropolitanos de 1915 a 1919 acabaram reconhecidos como estaduais. De qualquer forma, aquele foi o primeiro título do Fortaleza.
Na década de 1920, o Leão ainda conquistaria outros cinco títulos estaduais durante a década de 1920, todos eles inclusive ganhos de forma invicta. Hoje, os tricolores possuem 44 títulos cearenses, além de uma Copa do Nordeste, conquistada sob o comando de Rogério Ceni, em 2019 e um Brasileirão da Série B, vencido no mesmo ano, sendo esses os principais títulos da equipe.
0 comentários:
Postar um comentário