Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo
Neste dia há exatos 45 anos atrás, Diego Armando Maradona fazia sua estreia como jogador de futebol profissional. Desde o dia 20 de outubro de 1976, o craque argentino iniciava a sua história recheada de conquistas e polêmicas.
Faltando apenas 10 dias para completar 16 anos de idade, o jovem Maradona deu o pontapé inicial em sua carreira com o 'pé esquerdo', no jogo em que o Argentino Juniors, clube que o revelou, foi derrotado pelo placar de 1 a 0 em um confronto diante do Talleres de Córdoba. Em seu primeiro jogo, que ele entrou no decorrer da partida, 7.700 pessoas estavam presentes no estádio para acompanhar o surgimento do futuro camisa 10 da Seleção Argentina.
No segundo tempo do confronto, o comandante do Bicho Colorado Juan Carlos Montes, trocou Rubén Giacobetti por Maradona, que vestia a camisa 16. Segundo o craque argentino, ele teve cerca de 30 segundos para fazer o seu aquecimento pra entrar na partida e o pedido do treinador foi para que ele mostrasse todo o seu futebol. Em seu primeiro lance, Dieguito recebeu passe de costas para Juan Domingo Cabrera que estava o marcando e deu toque por debaixo das pernas do atleta adversário, mostrando assim, seu cartão de visita.
Antes mesmo de fazer o seu primeiro jogo como profissional, Maradona já era bastante conhecido pelos lados do clube argentino por conta de toda a sua arte e por tudo o que fazia quando tinha uma bola em seus pés. Nesta época, o craque já fazia verdadeiros malabarismos nos intervalos das partidas da equipe profissional e também jogava no time juvenil do Argentinos Juniors.
Após encerrar o seu ciclo com o Bicho Colorado em 81, Dieguito ainda defendeu clubes como Boca Juniors, Barcelona, Napoli, Sevilla, voltou para a Argentina em 1994, para jogar no Newell's Old Boys e ainda voltou ao Boca para jogar entre 1995 e 1997.
0 comentários:
Postar um comentário