Por Lucas Paes
Arte por O Curioso do Futebol
Mineiro passou um ano no Guarani
Completando 46 anos neste dia 2 de agosto, o volante Carlos Luciano da Silva, que ficou mais conhecido como Mineiro, foi um dos grandes jogadores da posição formados no Brasil nos anos 1990 e 2000. Ídolo da torcida do São Paulo, ele também passou pelo futebol alemão e pelo Chelsea. O início de sua trajetória ocorreu no Guarani.
Ganhou o apelido de Mineiro antes de chegar a Americana, já que apesar de nascido em Porto Alegre, os jogadores da base do Internacional o achavam parecido com Cláudio Mineiro. Chegou ao Bugre depois de passar bem pelas categorias de base do Rio Branco, começando profissionalmente no Verdão já mais velho. Rapidamente, mostrou sua qualidade nos treinamentos e se tornou titular da equipe na campanha do Brasileirão de 1997, onde o tradicional time campineiro viveu maus bocados, mas ainda assim ele foi bem.
Atuou em 24 partidas pelo Guarani e acabou chamando atenção justamente do arquirrival, sendo então adquirido pela Ponte Preta, onde começaria sua caminhada no futebol com mais destaque. Acabaria tendo seu nome muito mais associado a Macaca do que ao Guarani, apesar de passar primeiro pelo Brinco de Ouro e não pelo Moisés Lucarelli.
Da Ponte, passou pelo São Caetano, onde foi observado pelo São Paulo e o resto é história. No Tricolor do Morumbi, o meio-campista é até hoje considerado um dos maiores ídolos da torcida e marcou o gol do título do Mundial Interclubes de 2005, conquistado numa vitória por 1 a 0 em cima do Liverpool, da Inglaterra.
Mineiro atuou profissionalmente até 2012, quando encerrou sua carreira no semi-amador TuS Koblens, da Alemanha. Hoje, o ex-atleta mora na Áustria, apesar de nunca ter jogado naquele país, tendo passado a maior parte de sua trajetória europeia na Alemanha.
0 comentários:
Postar um comentário