Foto: Revista Placar
No dia 31 de julho de 1988, há 33 anos, o Corinthians conquistava o 20º título paulista da história do clube. No estádio Brinco de Ouro da Princesa, o Timão derrotou o Guarani por 1 a 0, gol do ainda garoto Viola, e levantou a taça estadual na casa do adversário.
Autor do gol do título, Viola marcou o seu primeiro pelo clube contra o time de Campinas. Na ocasião, a equipe do Parque São Jorge, comandada pelo técnico Jair Pereira, entrou em campo com Ronaldo; Édson, Marcelo, Denílson e Dida; Biro-Biro, Márcio e Éverton; Paulinho Carioca, Viola e João Paulo. Paulinho Gaúcho e Wilson Mano entraram na segunda etapa.
Após empate em 1 a 1 no primeiro jogo no estádio do Morumbi, as equipes seguiram muito equilibradas na segunda partida. Embora chances aparecessem para ambos os lados, nenhum clube conseguiu abrir o placar nos 90 minutos.
Na prorrogação, porém, a história foi diferente. Logo aos 4 minutos, Wilson Mano bateu de fora da área. A bola saiu fraca, mas Viola, de carrinho, completou para as redes e marcou o seu primeiro gol com a camisa corintiana. A Fiel fazia a festa em Campinas.
Na primeira fase, os 20 clubes se dividiram em dois grupos. No primeiro turno, equipes do grupo A enfrentaram as do Grupo B, e no segundo turno as equipes jogaram entre si nos respectivos grupos. Os quatro primeiros de cada grupo se classificaram para a segunda fase.
O Corinthians terminou na liderança do grupo B, com 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Na fase seguinte, as oito equipes classificadas se dividiram em dois grupos com quatro times. O primeiro colocado de cada grupo disputaria a decisão, em jogos de ida e volta. Novamente no grupo B, o Corinthians terminou em primeiro, na frente de São Paulo, Palmeiras e Santos, com duas vitórias e quatro empates. Na final, um empate no jogo de ida e a vitória na segunda partida garantiram o 20º título estadual para o Timão.
0 comentários:
Postar um comentário