Por Lucas Paes
Foto: Arquivo
Amarildo atuando pela Fiorentina
Completando 82 anos neste dia 29 de julho, o atacante Amarildo foi um dos grandes nomes do futebol brasileiro nos anos 1950 e 1960. Chamado de Possesso, apelido ganho após a excelente Cpa do Mundo que fez em 1962, ele acabou se aventurando pelo futebol italiano nos anos 1960 e após uma passagem pelo Milan, chegou a Fiorentina em 1967.
Chegou na temporada 1967/1968 e já rapidamente virou uma das referências da Viola dentro do Campeonato Italiano. Na sua primeira temporada em Firenze, ajudou a equipe a buscar um quarto lugar na Série A, classificando a equipe para a Copa das Cidades com Feiras, que é a atual Liga Europa. Foram 19 jogos e 5 gols naquele primeiro momento com a camisa roxa, num time que estava em pleno crescimento.
O auge da Fiorentina e de Amarildo veio na temporada 1968/1969. Naquele biênio, o time encaixou como nunca antes. O brasuca era uma peça essencial na criação de jogadas, que costumavam terminar em gols do impiedoso Maraschi, grande artilheiro daquele time, que ainda tinha nomes como De Sisti na meia cancha. A Viola saiu da Série A como campeã e o brasileiro garantiu de vez espaço no coração da torcida.
Em sua última temporada vestindo a camisa roxa, Amarildo não conseguiu ser o mesmo do ano anterior, ainda assim tendo ótimas atuações a serviço da Viola. Deixaria o clube ao fim daquele biênio, marcando 19 gols em 74 jogos pela equipe e ficando para sempre no coração dos torcedores, que esperam até hoje por outro título do Campeonato Italiano, o que hoje parece mais distante do que nunca.
Amarildo ainda atuaria pela Roma no futebol italiano antes de voltar ao Brasil para se aposentar no Vasco. Depois, retornou a Bota, onde chegou a iniciar carreira de treinador. Seu maior sucesso fora das quatro linhas foi comandando o Esperance de Tunis, da Tunísia.
0 comentários:
Postar um comentário