Com informações do Metrópoles e Lance!
Foto: arquivo
Fernando Silva com a camisa do Vasco
Morreu na madrugada deste domingo, dia 6 o ex-jogador Fernando Silva, que atuou com destaque por Juventus, Vasco, Bahia e Vitória e por outros tantos clubes ao longo da carreira. Ele tinha 73 anos e teve uma parada cardíaca, na noite de sábado, dia 5, em casa.
Ele vivia em Maricá, no Rio de Janeiro, onde era responsável por uma escolinha de futebol. Fernando esteve envolvido em um dos maiores eventos do século: o milésimo gol de Pelé. Zagueiro do Vasco na época, foi ele o autor da penalidade, apesar de sempre afirmar não ter sido falta.
"O Pelé sabe que não foi pênalti, ele deixou o corpo de propósito para cair. Lembro que todas as vezes nas quais a gente se enfrentou depois, eu dizia: "pô, Pelé, não foi nada naquele pênalti do gol mil, né?!". Mas é aquela coisa, de jogo marcante, que fica para a posteridade", comentou o ex-jogador em entrevista ao Lance! em 2019.
Nascido no dia 5 de janeiro de 1948 em Belo Horizonte, Fernando se mudou com a família para São Paulo ainda criança. Antes de se consagrar no Vasco e se tornar ídolo no Vitória, o clube da sua carreira, Fernando começou a carreira no Juventus, em São Paulo, no fim dos anos 1960. Jogou pelo Juventus por duas temporadas, 1967 e 1968.
Se transferiu para o Vasco, onde se tornaria um dos principais zagueiros do país atuando ao lado de Brito, que iria para a Copa de 1970. Depois do Vasco, passou por Vitória e Bahia, times em que se destacou e foi campeão.
Quando se aposentou, foi morar em Maricá, na baixada litorânea do Rio de Janeiro, e lá comandava um projeto social de futebol que nos anos finais de sua vida foi abraçado pelo América-RJ. Ao falar da iniciativa, dizia que enxergava o esporte como lazer e alternativa de vida para jovens de baixa renda.
0 comentários:
Postar um comentário