Palco de jornadas marcantes, Estádio Jayme Cintra completa 64 anos de história

Por Ricardo Pilotto
Foto: divulgação

O Jayme Cintra, a casa do Paulista

Neste domingo, o estádio Jayme Cintra, situado na cidade de Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, está completando 64 anos de inauguração. A atual casa do Paulista Futebol Clube já foi palco de jogos memoráveis na história do Galo da Japi.

Antes da construção do Jayme Cintra, o Tricolor mandava suas partidas no estádio da Vila Leme, localizado no centro da cidade de Jundiaí. Mesmo vivendo a fase do futebol amador, o Paulista foi crescendo e acabou se tornando um grande símbolo para a cidade. Em diversas oportunidades, o Paulista conseguia fazer jogos muitos bons e conseguia bater de frente quando enfrentava os grandes clubes do estado de São Paulo.

Por esse motivo, na década de 40, os dirigentes do clube entendiam que a antiga casa começou a ficar pequena para o tamanho sucesso que a equipe estava fazendo na época. Com isso, a decisão de fazer um novo estádio para o Paulista foi tomada, e assim, no ano de 1952, a nova casa do time da cidade de Jundiaí começou a ser construída.

Ainda nesta mesma década, a diretoria decidiu homenagear o torcedor símbolo do Paulista Jayme Pinheiro de Ulhôa Cintra, ex-presidente da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro. O próprio foi considerado uma importante peça para a dimensão que o clube tomou e também ajudou na construção do novo estádio. Daí veio o nome do, na época, novo "abrigo" Tricolor.

A inauguração da nova casa - O primeiro jogo realizado no estádio foi um amistoso diante do Palmeiras, no dia 30 de maio de 1957. A equipe da casa venceu o alviverde pelo placar de 3 a 1, com Belmiro marcando o primeiro gol da história do Jayme Cintra, logo aos 4 minutos de jogo. Naquela oportunidade, o Paulista entrou em campo com o seguinte time: Sérgio, Alcides, Martinelli, Alvair, Negro, Paulinho, Moacir, Belmiro (ator do primeiro gol), Paulo, Chico (ator do terceiro gol) e Alceu (ator do segundo gol).

Os momentos marcantes vividos pela torcida nas arquibancadas - Um acontecimento marcante para a torcida do Galo do Japi no estádio Jayme Cintra, foi no ano de 2005. Neste episódio, o Paulista disputava a grande decisão da Copa do Brasil diante do Fluminense. O resultado da partida foi de 2 a 0 para a equipe do interior de São Paulo no jogo de ida da final. Com a vitória, o time de Jundiaí encaminhou o título mais importante de toda a sua história.


O terceiro fato histórico para todos os torcedores que estavam presentes no estádio, foi na Taça Libertadores disputada em 2006. Por ter sido campeão da Copa do Brasil no ano anterior, o Tricolor de Jundiaí conseguiu a vaga para disputar a maior competição da América do Sul. Em partida válida pela fase de grupos, o Paulista recebeu o tradicional River Plate e bateu a equipe da Argentina por 2 a 1, com um golaço de Amaral abrindo o placar e Jaílson ampliando a vantagem com gol de cabeça. O único gol do time argentino foi marcado por Patiño, em um chute de fora da área que acabou sendo desviado no meio do caminho e traindo o goleiro Rafael.

Mais tarde, a torcida ainda presenciaria momentos importantes do clube no estádio Jayme Cintra, assistindo direto das arquibancadas, o bicampeonato da Copa Paulista conquistado nos anos de 2010 e 2011.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações