Com informações da Isto É e O Globo
Foto: arquivo
Rildo atuou pela Seleção Brasileira entre 1963 e 1969
Rildo Costa Menezes, ex-lateral do Santos, Botafogo e Seleção Brasileira, morreu aos 79 anos neste domingo, em Los Angeles, nos Estados Unidos, cidade onde residia desde 1977. O ex-jogador teve passagem de destaque pela equipe da Vila Belmiro entre 1967 e 1972. Em 1966, quando atuava pela Estrela Solitária, disputou a Copa do Mundo da Inglaterra pela Canarinho.
Iniciou sua carreira no Íbis e ainda passou pelo Sport, onde ficou até se transferir para o Botafogo, em 1961. Por lá, jogou ao lado de vários craques como Garrincha, Nilton Santos, Zagallo, Didi e Amarildo. E companhia de craques não faltou na carreira de Rildo. Quando chegou ao Santos, em 1967, jogou com Pelé, Pepe, Coutinho e Clodoaldo.
Pelo Botafogo, Rildo conquistou os Campeonatos Cariocas de 1961 e 1962 e as Copas Rio-São Paulo de 1962 e 1966. Já pela equipe alvinegra da Baixada Santista, foi tricampeão paulista (1967, 1968 e 1969), além de vencer o Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968. No mesmo ano, também conquistou a Recopa Intercontinental e a Supercopa Sul-Americana.
Rildo atuou de 1963 a 1969 pela Seleção Brasileira, e ganhou Copa Roca, Taça Oswaldo Cruz (duas vezes) e Copa Rio Branco. Ele disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, e marcou o gol de honra brasileiro na derrota por 3 a 1 para Portugal de Eusébio.
Depois de deixar o Santos, Rildo passou pelo futebol potiguar e brasiliense e seguiu carreira nos Estados Unidos. Jogou por New York Cosmos, Los Angeles Aztec e California Sunshine. Também treinou equipes em território norte-americano: California Emperors, Los Angeles Salsa e San Fernando Valley. O Santos usou suas redes sociais para lamentar a morte de Rildo. O clube alvinegro decretou luto oficial de sete dias.
"Nossos sentimentos aos familiares e amigos desse grande ídolo que marcou época e deixou seu nome cravado na história santista", diz nota de pesar do Santos, que instaurou luto de sete dias. O Botafogo foi outro clube a lamentar o falecimento: "Integrou um dos maiores times de todos os tempos", diz o alvinegro.
0 comentários:
Postar um comentário