Foto: arquivo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKSP9u-h0ub67_r_pHUmsCSZG-rISIrq9V6QTpowdeg9Bwdzimly1n6IwEUXZQ88PvYsrVYOVKA_nvud7Mdo9hlBDw76kqfqUSoTk7WahkW9ECIexooVqLZv6ETKBiQkptaAXpaXd7UX0/w640-h360/fluminense-1986-ren%25C3%25AA-luxemburgo-e-romerito.jpg)
Luxemburgo em treino nas Laranjeiras em 1986, entre Renê e Romerito
Independente do momento da carreira em que vive, Vanderlei Luxemburgo, que completa 69 anos neste 10 de maio de 2021, é um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro. Em 1986, antes de 'estourar', ele era treinador dos juniores do Fluminense e assumiu a equipe profissional interinamente para uma excursão à Europa, onde enfrentou Manchester United e Bayern de Munique.
O Fluminense no Campeonato Carioca daquele 1986 foi dirigido por Nelsinho Rosa e buscava o tetracampeonato. Porém, a equipe ficou apenas na quarta colocação e a diretoria do clube acertou a sua saída. Como não havia contratado ninguém e tinha esta excursão para a Europa logo no início do segundo semestre, após a Copa do Mundo, a solução foi deixar o treinador do sub-20 como interino no profissional. Com isto, Vanderlei Luxemburgo assumiu a equipe e foi para o Velho Continente.
No continente europeu, dirigiu o Fluminense em alguns amistosos, como no empate sem gols diante do Manchester United, em pleno estádio Old Trafford, e nos torneios de Vigo e Zurique. Na competição da Suíça, o Tricolor perdeu por 1 a 0 na estreia para o Bayern de Munique.
Porém, nesta excursão teve um recorde histórico. Em um amistoso na Castilla, na Espanha, o Fluminense enfrentou o Taracón e goleou por sonoros 12 a 1, em 15 de agosto de 1986. Esta é a maior goleada da história do Tricolor sobre uma equipe estrangeira. O Fluminense entrou em campo com a seguinte escalação: Paulo Victor; Alexandre Torres, Vica, Ricardo Gomes e Eduardo; Jandir, Edson Souza, Renê e Romerito; Washington e Paulinho. Entraram durante a partida Ricardo Cruz, Rogério, Leomir, Renato Martins, Gallo e Marcão.
Ao voltar ao Brasil, Vanderlei Luxemburgo voltou para a equipe Sub-20 e o Fluminense contratou Antonio Lopes para dirigir o time profissional no Campeonato Brasileiro de 1986. Porém, Luxa, como também é chamado, dirigiu o escrete tricolor em mais uma oportunidade.
No Campeonato Brasileiro daquele ano, o treinador também comandou a equipe principal em uma rodada, disputada apenas em janeiro de 1987. Na ocasião, o técnico Antonio Lopes não pode viajar a Salvador e Luxemburgo dirigiu o Fluminense no revés por 2 a 1 para o Vitória, na Fonte Nova.
No geral, os profissionais do Tricolor foram comandados em 13 partidas por Vanderlei Luxemburgo. O time venceu quatro vezes, perdeu outras quatro e empatou em cinco oportunidades. Foram 28 gols marcados e 12 sofridos.
Luxemburgo ainda rodaria um pouco mais e 'estouraria' para o futebol nacional com o título paulista de 1990, com o Bragantino. O resto da história todos já sabem. O treinador ainda voltaria ao Fluminense em 2013, na campanha onde o Tricolor só não foi rebaixado depois que Flamengo e Portuguesa perderam pontos por escalação irregular de jogadores. O técnico foi demitido no meio da competição depois de ficar nove jogos sem vencer.
0 comentários:
Postar um comentário