Com informações do Corinthians
Foto: arquivo SCCP
Foto: arquivo SCCP
Gylmar estreou pelo Corinthians em 1951
No dia 26 de maio de 1951, há exatos 70 anos, um ídolo do futebol nacional fazia sua primeira partida defendendo o gol Alvinegro. Gylmar dos Santos Neves (ou, simplesmente, Gilmar), vindo do Jabaquara, estreou com a camisa do Corinthians num amistoso contra o Madureira (RJ), no Estádio do Pacaembu.
Na ocasião, o coringão venceu por 8 a 2, com gols de Carbone (3), Nelsinho, Luizinho (2) e Nardo (2). Naquele dia, o Timão foi a campo com Gilmar; Homero e Rosalem (Alfredo); Idário, Ciciá e Julião (Roberto); Jackson, Luizinho (Eduardo), Nardo, Carbone (Jonas) e Nelsinho (Colombo). O técnico era Newton Senra. Ídolo do Corinthians durante toda uma década, Gilmar defendeu o gol corinthiano de 1951 a 1961.
Foram 395 jogos e quatro títulos conquistados: o bicampeonato Paulista de 51/52, o estadual de 1954 e o Torneio Rio-São Paulo do mesmo ano. Vindo do Jabaquara de Santos, sua cidade natal, teve um início difícil no Timão, em seu primeiro ano, tornando-se titular em 1952 – ano do bicampeonato Paulista.
Seguro, elástico e arrojado, foi uma das principais figuras da conquista do título paulista do IV Centenário, em 1954, principalmente por suas defesas no empate em 1 a 1 contra o rival, Palmeiras, que garantiu o troféu ao Alvinegro. Nesse período, Gilmar defendeu, também, a seleção brasileira.
Em 1958, ajudou o Brasil a conquistar a sua primeira Copa do Mundo, na Suécia. Pela seleção canarinho, Gilmar atuou em 94 jogos, entre 1953 e 69, tendo participado também do bicampeonato mundial, no Chile, em 1962, quando já não era mais jogador do Timão. Em 1961, aos 31 anos, Gylmar dos Santos Neves deixou o Timão para voltar à sua cidade natal, onde defenderia o Santos.
0 comentários:
Postar um comentário