Cláudio Duarte - O treinador mais jovem da história do Inter

Com informações de Memórias do Esporte e Tardes de Pacaembu
Foto: Revista Placar

Cláudio Duarte dirigindo o Internacional com apenas 27 anos

Cláudio Duarte está completando 70 anos neste 9 de maio de 2021. Jogador importante no Internacional bicampeão brasileiro em 1975 e 1976, encerrou a carreira cedo por conta de lesões, virando treinador com apenas 27 anos e, no Colorado, conquistou Campeonato Gaúcho de 1978.

Revelado na base do Sport Club Internacional, Cláudio Duarte jogava inicialmente pela meia, até ser deslocado para a lateral-direita. Aproveitado no time principal pelo técnico Daltro Menezes, Cláudio Duarte permaneceu por um bom tempo na suplência de Laurício e Édson Madureira. Com o trabalho desenvolvido pelo técnico Dino Sani, Cláudio Duarte ganhou confiança e recebeu suas primeiras oportunidades entre os titulares.

Rotulado como “cintura dura” pela exigente imprensa gaúcha, o lateral precisou trabalhar muito para superar a enxurrada de críticas por sua lentidão, algo que mudou bastante com a chegada de Rubens Minelli em 1974. Com boas atuações no bicampeonato brasileiro de 1975 e 1976, seu nome foi cotado para o mundial da Argentina em 1978. Porém, muitas ocorrências médicas o impossibilitaram de chegar ao escrete canarinho. E o pior: fizeram com que ele encerrasse precocemente a carreira.

No findar de 1977, após duas cirurgias no joelho, o Departamento Médico do Internacional comunicou que dificilmente Cláudio Duarte conseguiria voltar aos gramados. Em março de 1978, o lateral direito trabalhava firme em seu processo de recuperação, período em que também colaborava como Auxiliar Técnico do treinador Carlos Gainete.

Com a saída de Gainete, Cláudio Duarte foi convidado para assumir o cargo de treinador, uma condição provisória até que um novo profissional fosse anunciado pelo corpo diretivo, com apenas 27 anos. E sua breve participação como treinador logo apresentou resultados imediatos. Além do título gaúcho de 1978, o “Colorado” realizou uma grande campanha no campeonato nacional.

Cláudio Duarte permaneceu por quatro meses no cargo. Foi o treinador mais jovem na história do clube. Em 1979 ocupou o cargo de Supervisor Técnico durante a campanha invicta do tricampeonato brasileiro. A convivência com Ênio Andrade foi significativa, o que lapidou consideravelmente seus conhecimentos na profissão.


Como treinador, além de comandar o Internacional em diversas oportunidades, Cláudio Duarte orientou várias equipes no cenário nacional e também no exterior: Bahia (BA), Ceará (CE), Gama (DF), Atlético Goianiense (GO), Santa Cruz (PE), Atlético Paranaense (PR), Colorado (PR), Coritiba (PR), Paraná (PR), Pinheiros (PR), Fluminense (RJ), Brasil de Pelotas (RS), Esportivo Bento Gonçalves (RS), Grêmio (RS), Juventude (RS), Avaí (SC), Criciúma (SC), Guarani (SP), Juventus (SP) e São Bento (SP), além de uma passagem pelo futebol árabe.

Os títulos como treinador também muitos. No futebol paranaense faturou o título estadual de 1984 pelo Pinheiros. Pelo Grêmio foi campeão gaúcho e campeão da Copa do Brasil de 1989. Pelo Internacional conquistou os títulos gaúchos de 1978, 1981, 1991 e 1994. Conforme publicado pelo site internacional.com.br, Cláudio Duarte também trabalhou como Diretor Técnico na temporada de 2003.

Chegou a ser auxiliar de Paulo César Capergiani no Corinthians, em 2007. A última equipe que treinou foi o Brasil de Pelotas, em 2009. Atualmente, Cláudio Duarte mora em Porto Alegre, onde está comemorando os 70 anos de vida.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações