Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Rodrigo Garcia, vice-governador, fez os anúncios na coletiva
O Governo de São Paulo anunciou, em entrevista coletiva comandada pelo vice-governador Rodrigo Garcia, na tarde desta sexta-feira, dia 9, que o Estado sai da Fase Emergencial e avança para a Fase Vermelha no plano de retomada na Covid-19 a partir da próxima segunda-feira, dia 12. Com isto, o futebol profissional está liberado, sem público, sempre a partir das 20 horas.
Conforme pedido pelo Ministério Público, haverão mudanças nos protocolos de segurança em que estão envolvidos os jogos. Os jogos poderão ocorrer a partir das 20h, acontecendo dentro do horário do toque de recolher, que segue em vigor, entre as 20h e as 5h. As partidas e eventos seguirão ocorrendo sem público, obviamente e haverá mais rigor no isolamento e na testagem dos atletas, que terá de ocorrer uma hora antes dos jogos, além dos períodos já utilizados anteriormente. Discute-se também a possibilidade de denúncia ao Tribunal de Justiça Desportiva em caso de atletas furarem o isolamento.
O anúncio oficial ocorreu no início da tarde desta sexta, dia 9 de abril, em entrevista coletiva e foi feito pelo vice-governardor Rodrigo Garcia. O retorno acompanha a volta do estado de São Paulo à fase vermelha das restrições contra o coronavírus e ocorre após reuniões entre os clubes e a Federação Paulista do Futebol. Curiosamente, da forma que foi descrita, a nova regulamentação permitiria também o retorno da Série A2 e da Série A3 do Paulistão, mas nada ficou definido até o momento.
A informação acaba por discorrer de notícias veiculadas na internet ao longo da manhã que citavam jogos do Paulistão já ocorrendo no sábado. Porém, agora se confirma oficialmente que o retorno das atividades esportivas profissionais poderá ocorrer apenas na segunda-feira, dando algum tempo a mais de preparo para os clubes e seguindo o calendário de mudança das fases de restrições no estado, no caso do Paulistão.
Agora, com a autorização do Governo Estadual e do Ministério Público, restará a Federação Paulista de Futebol, a FPF, definir como ocorrerão esses jogos e se esse retorno envolverá apenas o Paulistão da Série A1 ou também englobará as Séries A2 e A3 do Paulistão. Até o fechamento desta matéria, a entidade não se pronunciou oficialmente sobre datas, jogos e competições que retornarão.
0 comentários:
Postar um comentário