Por Ricardo Pilotto
Foto: divulgação Grêmio
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfRqCbKwGjy6D3n-siCVXS9GvIqocnWp6KDnQrss1bEWC14k7bZsbiHLStQDsLZf_yhrB3aogDNJUfeAcRSbbzkYpIKzhKQXNtjvzHYG1Q1do4Lnb20sUKhIQujpnsxpBmX2SdxY7CgzA/w640-h362/2b417b56-56a6-4fbd-820c-35f5fae84a06.jpg)
Grafite, na Libertadores, defendendo o Grêmio contra o Olímpia
Nesta sexta-feira, dia 2, o ex-atacante Edinaldo Batista Libânio, popularmente conhecido como Grafite, completa 42 de idade. O jogador atuou por um ano com a camisa do Tricolor Gaúcho. Neste mesmo ano, Danrlei, Zinho, Rodrigo Fabri estavam no clube e foram seus companheiros de time.
No fim do ano de dois mil e um, após ser revelado na Matonense, passar pela Ferroviária de Araraquara e também jogar no Santa Cruz de Pernambuco, Grafite chegou ao Rio Grande do Sul para defender as cores do Grêmio. Tite, atual treinador da Seleção Brasileira, foi quem indicou o atacante. O atleta ainda tinha vinte e três anos quando passou pelo time gaúcho, mas já tinha um bom aproveitamento em bolas aéreas e muita velocidade.
Logo em sua estreia em partidas oficiais, Grafite fez seu primeiro gol com a camisa gremista. Em uma partida válida pela antiga Copa Sul-Minas, o Grêmio venceu o Juventude por dois a zero, jogando fora de casa. No começo da temporada, iniciava boa parte das partidas como titular, mas acabou não conseguindo manter a vaga entre os onze iniciais, e se tornou opção no bando de reservas.
Em sua única temporada, o atacante acabou não superando as expectativas na Libertadores. O jogador teria sido contratado especialmente para a disputa da competição mais importante da América do Sul. Grafite acabou não marcando nenhum gol durante a companha em que o Grêmio acabaria sendo eliminado pelo Olímpia do Paraguai nas semifinais.
No total de sua passagem pelo Imortal, o então jovem jogador de vinte e três anos, atuou em vinte e quatro partidas. Esteve presente em oito vitórias, nove empates e sete derrotas. Marcou seis gols com a camisa do time do Rio Grande do Sul. Em média, Grafite fez zero vírgula vinte e um gols por partida pelo Tricolor.
A última partida do jogador pelo Grêmio foi no dia onze de setembro de dois mil e vinte e dois, em um confronto diante do Bahia válido pelo Campeonato Brasileiro. Este jogo terminou empatado em um a um. Grafite entrou durante a partida, mas não conseguiu marcar seu gol de despedida do Imortal. Antes de sua aposentadoria, ainda jogaria na França, na Alemanha, nos Emirados Árabes, no Qatar e em clubes brasileiros.
0 comentários:
Postar um comentário