Por Lucas Paes
Foto: Arquivo
Dé Aranha jogou duas temporadas no Sporting
Completando 73 anos neste dia 16, o carioca Dé Aranha ficou famoso nas décadas de 1960 e 1970 por fazer ótima dupla com Dinamite no Vasco e depois uma excelente passagem no Botafogo. Dono de ótima categoria e de uma chamativa cabeleira, acabou chamando atenção do futebol estrangeiro, chegando em 1974 ao Sporting, de Portugal, em sua primeira passagem fora do Brasil.
Foi adquirido junto ao Vasco da Gama e chegou numa equipe que já tinha uma linha de frente bastante conceituada, com Marinho, Yazalde e Dinis, todos jogadores históricos dos Leões. Apesar de muitos duvidarem que o brasuca acharia seu espaço, Dé logo conseguiu se encaixar na equipe devido à sua versatilidade dentro de campo, além da técnica que o permitia jogar em qualquer faixa do ataque e até no meio de campo.
Chegou já tarde na temporada, em meio a briga do Sporting pelo titulo do Campeonato Português e da Copa de Portugal. Contribuiu no final de temporada que restava com 5 gols em 13 jogos pelos sportinguistas, ajudando a equipe a garantir as duas conquistas. Teve uma jornada particularmente boa numa partida contra o Belenenses, onde marcou dois gols.
Na temporada seguinte, acabou se tornando titular da equipe e atuando em mais partidas, porém fez menos gols, marcando apenas 3 em 13 jogos. Encerrou sua passagem por Portugal com 8 gols em 28 partidas pelo Sporting, ficando no coração da torcida alviverde devido ao bom futebol apresentado, mesmo que não fosse exatamente o artilheiro do time. Conquistou um Campeonato Português e uma Copa de Portugal.
Ele retornou ao Vasco da Gama e passou por diversos outros clubes, incluindo um período na Arábia Saudita, jogando pelo Al-Hilal, antes de se aposentar, atuando pela Desportiva Ferroviária. Ainda exerceu a função de treinador até 2011, quando se aposentou da função após comandar o América, do Rio de Janeiro.
0 comentários:
Postar um comentário