Com informações do GE
Foto: divulgação Portuguesa RJ
Aos poucos vai tomando forma a possibilidade de uma revanche do Real Madrid diante de um clube brasileiro com quase um século de vida. Há mais de 50 anos os espanhóis perderam para a Portuguesa da Ilha do Governador dentro de casa em um amistoso para celebrar o tricampeonato espanhol. Agora, a ideia de um segundo jogo para servir de "tira-teima" parece começar a ser rascunhado.
No início de março, a Portuguesa enviou uma carta para o cônsul geral da Espanha no Brasil em que pedia um novo amistoso contra a equipe merengue. A intenção é que isso aconteça até 2024, ano do centenário do clube da Ilha do Governador. A carta chegou até as mãos de Emilio Butragueño, vice-presidente de desportos do Real Madrid e ex-jogador do clube, que entrou em contato com a Lusa para tentar encontrarem uma data plausível para os dois lados.
Segundo informações do GE, a ligação aconteceu na manhã desta quarta-feira. Butragueño ligou direto para o celular de Marcelo Barros, presidente da Lusa. Eles conversaram por pouco mais de sete minutos. "Eles (Real Madrid) disseram que ainda não tem data, mas que tem três anos ainda pela frente e que tentaria ver alguma coisa até lá. Mas eles ficam felizes porque o Real Madrid contribuiu para a nossa história. Aquela vitória foi histórica", explicou Marcelo Barros.
NOTA OFICIAL - Convite para partida contra Real Madrid
— Portuguesa Rio (@portuguesarjofc) March 24, 2021
O presidente da Associação Atlética Portuguesa, Marcelo Barros, recebeu na manhã desta quarta-feira (24), uma ligação internacional do ex-jogador e atual vice-presidente do Real Madrid, Emilio Butragueño. pic.twitter.com/XMPfchOulv
A Portuguesa tenta viabilizar a partida nem que seja diante do Real Madrid Castilla (o time B) ou o Sub-20 espanhol. De acordo com pessoas ligadas ao clube da Ilha, Butragueño se mostrou disposto a ajudar nas comemorações pelos 100 anos da Lusa, embora tenha pontuado a dificuldade de logística para que isso possa acontecer.
"Claro que as coisas mudaram, mas para a gente seria maravilhoso poder fazer esse jogo. Vamos aguardar. Fico feliz por conta da ligação do vice do Real Madrid. Colocamos o clube à disposição para qualquer tipo de ação social porque sabemos que o Real tem esse tipo de ação. Vamos manter esse contato com eles para poder, quem sabe, no nosso centenário, poder efetivar alguma coisa relacionada a essa história".
O jogo - No dia 4 de setembro de 1969, a Portuguesa foi até a capital espanhola e, comandada por personagens como Zeca, Escurinho e Miguel, desbancou a poderosa equipe madridista por 2 a 1 num amistoso no dia 4 de setembro de 1969.
E engana-se quem pensa que se tratava de um Real Madrid desfalcado e que entrou em campo apenas para honrar o compromisso. A partida contra a Lusa marcava a entrega de faixa do time "galáctico", tricampeão do Campeonato Espanhol (1966/1967; 1967/1968; e 1968/1969) sob o comando de Miguel Muñoz Mozún. Em amistoso com "pouco futebol e muitas piruetas", como noticiou a imprensa espanhola na época, o time da Ilha do Governador venceu por 2 a 1 com dois gols do ponta-direita Miguel.
0 comentários:
Postar um comentário