Por Luiz Lordello
Foto: arquivo Olympique de Marselha
Ronaldinho Gaúcho, pelo PSG, observa Fernandão atuando pelo Olympique
Um dos grandes atacantes deste século, Fernando Lúcio da Costa, popularmente conhecido como Fernandão, é visto como ídolo para torcida do Internacional, e, também, pelos apaixonados por futebol no Brasil. Porém, o ex-atacante, que faria 43 anos neste 18 de março de 2021, se estivesse vivo, não deixou sua marca apenas no território nacional, depois de ser revelado no Goiás, foi atuar na Europa, mais precisamente na França, sendo transferido para o Olympique de Marselha em 2001.
Nascido em Goiânia, Fernandão começou a dar seus primeiros passos na carreira defendendo o Goiás, em 1997. Pela equipe que o revelou, conquistou títulos: o Campeonato Brasileiro da Série B de 1999 e foi cinco vezes campeão estadual (1996, 1997, 1998, 1999 e 2000). As conquistas e atuações pelo esmeraldino, chamaram a atenção do Olympique de Marseille-FRA, onde ficou por três temporadas, de 2001 até 2004. Durante a passagem na Europa, defendeu também outro time Francês, o Toulouse.
O ex-centroavante desembarcou na Europa jovem, com 23 anos, atuava como meia, posição que fez sucesso na sua primeira passagem no Goiás. Na França, fez um bom inicio defendendo o time de Marselha, mas se lesionou e, quando voltou a ter condições de jogo, acabou perdendo espaço no time. Foram nove gols em 74 partidas.
Após duas temporadas medianas no Olympique, foi emprestado ao Toulouse, que disputava a permanência na principal divisão do Campeonato Francês de 2003/2004. Fernandão foi um dos responsáveis pela continuidade na elite da francesa, desta vez, atuando como atacante, marcou três gols em um semestre pelo Toulouse, dois foram na reta final, sendo um exatamente contra o Olympique de Marselha, na vitória por 2 a 1.
Em junho de 2004, o Internacional buscou sua contratação, marcando o retorno do ex- atleta ao Brasil, Fernandão fez história com o Colorado. Estreou marcando o gol de número 1000 do Gre-Nal, em 10 de julho. Com a camisa 9 do inter, conquistou sete títulos, entre eles, as conquista de 2006, sendo um dos protagonistas na Libertadores e Mundial.
Após colecionar títulos como jogador do Internacional, o ex-centroavante teve passagem pelo São Paulo e retornou ao Goiás. Em 2011, voltou ao Inter, mas, assumindo o cargo de dirigente. Um ano depois, foi técnico do clube, função que demorou menos de uma temporada, quando foi demitido após derrota diante do Corinthians, no Beira-Rio.
No dia 7 de julho de 2014, faleceu, aos 36 anos, na queda de um helicóptero. Após o fato trágico, Fernandão recebeu diversas homenagens, entre elas, a estátua no pátio do Beira-Rio, inaugurada em 17 de dezembro do mesmo ano.
0 comentários:
Postar um comentário