A passagem de Célio Silva pela Universidad Católica do Chile

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo Universidad Católica

Célio Silva atuando pela Universidad de Chile

Vagno Célio do Nascimento Silva, popularmente conhecido apenas como Célio Silva, passou por grandes momento no futebol, defendendo camisas de times muito importantes no Brasil, além da Seleção. Em 2001, já na parte final de sua carreira, ele defendeu a Universidad Católica, do Chile.

Após ser revelado no Americano Futebol Clube do Rio de Janeiro em 1987 aos 18 anos de idade e jogar em times como Vasco da Gama, Internacional, Corinthians, Flamengo e Atlético Mineiro, Célio Silva se tornou um jogador com um nome muito forte, fazendo gol de título de Copa do Brasil para o Internacional em 1992.

O atleta atuava como zagueiro central, mas uma de suas principais características eram as cobranças de falta. Célio, durante sua carreira, fez muitos gols através de bolas paradas em longa distância. No ano de 1997, fez parte da seleção brasileira que foi campeã da Copa América realizada naquela temporada. Por conta de toda a expectativa que o nome do atleta trazia por conta de boas atuações nos clubes por onde havia passado, a Universidad Católica contratou o jogador em fevereiro de 2001.

Sua chegada a equipe da Católica surpreendeu muito o futebol chileno, porque mesmo sem ser um jogador de nível classe mundial, já havia jogado junto com muitas estrelas em uma das melhores gerações da seleção brasileira. O zagueiro já tinha 32 anos de idade quando chegou ao time. Por isso, poderia passar muita experiência para todo o elenco.

Célio Silva teve como "marca registrada", o desejo de ser o principal líder do time. Um de seus objetivos era fazer uma grande transformação naquela equipe que não conseguia vencer títulos há 4 anos. O jogador desde os primeiros momentos foi um verdadeiro marco na ideia de jogo de Wim Rijsbergen, treinador holandês que treinava a Universidad Católica naquela temporada.

A passagem do defensor brasileiro que seria de um ano, acabou sendo reduzida para 3 meses. Célio, que no passado já havia sofrido uma grave lesão no joelho direito, acabou sendo vítima da mesma contusão por mais uma vez. Neste curto período atuando com a camisa da La Católica, o jogador terminou sua passagem pelo clube com um saldo ruim. O brasileiro jogou 8 partidas e acabou sendo expulso em uma oportunidade.


Por conta da grave lesão, o ciclo de Célio Silva se encerraria no mês de maio de 2001. Junto com ele, o treinador holandês da equipe também saiu do clube. Juvenal Olmos, que seria o próximo comandante da equipe, foi quem assinou a rescisão do defensor brasileiro com o time chileno. Em sua despedida, o atleta deixou uma declaração ao clube explicando o porque terminou seu ciclo de forma precoce com a Universidad Católica.

Depois de sua rápida passagem no futebol chileno, Célio ainda conseguiria voltar a jogar futebol por 2 anos antes de se aposentar. O defensor voltou para o Americano de Campos, em 2002, e encerraria a sua carreira como jogador em 2003.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações