Por Lucas Paes
Foto: Arquivo
Cubillas teve bons anos no Porto
Neste dia 8 de março, dia internacional das mulheres, um dos maiores, se não o maior jogador peruano de todos os tempos completa 72 anos. Teófillo Cubillas marcou a história do futebol do país latino, sendo responsável direto pelos melhores momentos da seleção peruana em Copas do Mundo. Seu bom futebol chamou atenção do futebol europeu e nos anos 1970, mais especificamente em 1973, ele foi contratado pelo Porto.
Ele chegou as Antas no meio da temporada 1973/1974, depois de uma meia temporada muito boa no Basel. Rapidamente, se tornou titular da equipe portista, caindo nas graças do torcedor. Em sua primeira temporada, foram cinco gols a serviço do Porto. Ajudou a equipe a terminar o campeonato na quarta colocação, numa época não exatamente positiva para os Dragões no Campeonato Português.
Na temporada 1974/1975 fez 15 gols e ajudou os portistas a lutarem pelo título na Primeira Liga, porém a equipe ainda terminou atrás do Benfica, que dominava o país naquela época. Foram 9 somente no campeonato, outros 6 por outras competições. Naquele momento, o peruano já era uma das referências do time e provavelmente o melhor jogador da equipe.
Se o Porto não conseguiu fazer um grande campeonato na temporada 1975/1976, Cubillas foi simplesmente absurdo na temporada. Foram 28 gols em 29 jogos na liga, marcando outros 8 gols ao longo da temporada que fizeram com que somasse incríveis 36 gols em 38 jogos. Aquele foi provavelmente seu melhor ano na carreira como um todo, mas mais uma vez, o Dragão não garantiu nenhum título.
Sua última temporada pelo clube foi uma das que ele menos jogou, mas fez parte da equipe que conquistou a Taça de Portugal, onde o peruano atuou em três jogos e marcou dois gols. Na temporada, sua derradeira vestindo azul e branco, foram 10 gols em 19 jogos. Naquela temporada acabou deixando o Porto. Foram 66 gols em 110 jogos, o que o torna o oitavo maior artilheiro estrangeiro da história portista. Foi jogar no Alianza Lima, de sua terra natal.
Mesmo vários anos depois de se aposentar do futebol, Cubillas ainda é um dos mais respeitados e mais lembrados jogadores estrangeiros em toda a história do atual campeão português. Uma pena para sua galeria, que ele tenha atuado no clube numa época onde o Dragão ainda não era a força absurda que é hoje no cenário do país.
0 comentários:
Postar um comentário