Por Lucas Paes
Foto: Imago
Sepp Piontek vestiu a camisa do Werder por muitos anos, dentro e fora do campo
Josef Piontek é um dos grandes defensores e treinadores da história do futebol alemão. Dono de um bom jogo defensivo, aliando técnica e rispidez quando necessário, teve uma carreira de sucesso dentro de campo que acabou se estendendo para fora das quatro linhas, apesar de conquistar poucos títulos. Neste dia 5, o ex-jogador e treinador completa 81 anos de uma vida com grande ligação com o Werder Bremen.
Piontek começou sua carreira como jogador ainda antes da criação da Bundesliga, jogando pelo VFL Germania Leer. Ainda aos 20 anos, em 1960, acabou se transferindo para o Werder Bremen, clube com o qual teria a maior ligação ao longo de sua carreira como atleta de futebol, caindo rapidamente nas graças do torcedor da equipe, conseguindo um lugar entre os titulares. Em 1961, conquista seu primeiro titulo com o clube, uma Copa da Alemanha.
No biênio 1964/1965, é um dos jogadores essenciais para os alviverdes na conquista da Bundesliga. Aquele foi o primeiro de quatro títulos que o Werder Bremen conquistou no Campeonato Alemão, todos na era moderna do campeonato. Era um dos grandes jogadores daquele time, ao lado de nomes como o paredão Bernard, os meias Schultz e Zebrowski e o artilheiro Matischack, . Ao longo da campanha, foram 3 gols em 28 jogos, o que tornou o zagueiro o sexto artilheiro da equipe na competição.
Ainda seguiu por vários anos na equipe, sendo vice-campeão alemão na temporada 1967/1968. Se aposenta relativamente jovem para os padrões atuais, pendurando as chuteiras com apenas 32 anos. No total, realizou 291 partidas pelos alviverdes, com 15 gols marcados e outras quatro assistências. Do campo, acabaria indo parar direto na "casamata", virando o treinador da equipe.
Como treinador, iniciou sua trajetória justamente em Bremen, treinando o Werder por outras cinco temporadas, uma delas como jogador/treinador. Substitui Willi Multihaup e deixa o clube para a chegada de Fritz Langner. Seu maior sucesso na carreira como técnico foi comandar a Seleção da Dinamarca nos anos 1980, levando a equipe a primeira participação em Copas do Mundo, com o brilhante time de 1986 e ainda preparando o terreno para o titulo europeu de 1992.
0 comentários:
Postar um comentário