Arte: Reprodução
Com o acréscimo de casos e mortes por conta da Covid-19, além do colapso no sistema de saúde brasileiro, alguns estados brasileiros paralisaram totalmente ou parcialmente o futebol. Fizemos um levantamento de como estão os campeonatos.
REGIÃO NORTE
Acre - O Comitê Estadual de Combate à Covid-19 não liberou os eventos esportivos do estado. Então, a Federação Acreana de Futebol adiou o início do campeonato para julho.
Amapá - A Federação Amapaense de Futebol definiu que o campeonato começará apenas em 2 de junho. Há um decreto suspendendo atividades de esportes coletivos no estado vigente desde 19 de janeiro.
Amazonas - Amazonas foi o primeiro estado a ter o sistema de saúde colapsado, ainda no final de 2020, teve que tomar medidas rígidas na época e hoje vive uma situação diferente do resto do país, com a curva de casos e mortes em queda. Campeonato acontece com uma espécie de bolha na capital, com a maioria dos jogos sendo realizados na Arena da Amazônia.
Pará - O Campeonato Paraense foi paralisado no último dia 15, por conta do lockdown aplicado na Região Metropolitana de Belém. Porém, na próxima terça-feira, dia 30, já foi anunciada uma flexibilização nas restrições e a Federação confirmou o retorno da competição para o próximo final de semana.
Rondônia - O início do Rondoniense está adiado e sem data prevista atualmente. A Federação local chegou a marcar o começo e teve que voltar atrás, por causa da situação da Covid-19 no Estado.
Roraima - O Campeonato masculino está previsto para começar em 1º de maio. Seis equipes devem disputar a competição, que não vai contar com o Baré, que desistiu justamente por causa da Covid-19. Neste momento está acontecendo o estadual feminino 2020.
Tocantins - O futebol em Tocantins está paralisado desde a primeira semana de março. A Federação chegou a solicitar ao Governo a retomada do campeonato no meio do mês, o que foi negado. Mesmo assim, a tabela do Tocantinense prevê o retorno dos jogos em 1º de abril.
REGIÃO NORDESTE
Alagoas - Estado está na fase vermelha, com os jogos do Campeonato Estadual acontecendo com um espaçamento maior de tempo, sem aglomerar rodadas inteiras em um ou dois dias.
Bahia - O futebol baiano não foi paralisado. O próprio governador do estado, Rui Costa, descartou a possibilidade de parar o campeonato, nesta semana. "Não gera aglomeração", disse.
Ceará - O Campeonato Cearense está paralisado, devido a decreto do Governo do Estado, desde o dia 5 de março. Porém, a mesma decisão liberou jogos da Copa do Brasil e Nordestão no território.
Maranhão - O Campeonato Maranhense está sendo realizado, mas as restrições de acesso foram aumentadas. Um exemplo é quem trabalha na cobertura das partidas: apenas uma equipe de transmissão, da própria Federação, está indo aos jogos.
Paraíba - O início do Campeonato Paraibano foi adiado em algumas oportunidades e está marcado para 14 de abril. Porém, nada garante que não haverá outra mudança.
Pernambuco - Apesar de ter aumentado a rigidez na quarentena, o Governo de Pernambuco não paralisou o futebol no estado.
Piauí - Com restrições de público, o Campeonato Piauiense continua.
Rio Grande do Norte - O maior imbróglio no futebol brasileiro. O Governo do Estado paralisou o futebol local e a Federação, que pedia ajuda ao Poder Público, resolveu cancelar o campeonato após a negativa.
Sergipe - Competição segue com restrições de acesso ao estádio.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal - O Campeonato Candango chegou a ficar paralisado, com os últimos jogos sendo realizados no dia 6 de março. Porém, a bola já tem data para voltar a rolar: no próximo dia 30.
Goiás - O Campeonato Goiano está paralisado até o dia 1º de abril.
Mato Grosso - Campeonato acontece com restrição de público.
Mato Grosso do Sul - Um Decreto Estadual publicado na última quarta-feira, dia 24, paralisa as atividades esportivas no estado até 4 de abril. Porém, a Federação vem tentando manter os jogos. Algumas cidades seguiram o decreto a cancelaram as partidas. Outras, como Aquidauana, confirmou partida para este domingo.
REGIÃO SUDESTE
Espírito Santo - Futebol está paralisado desde o último dia 19. Retorno está prevista para 10 de abril. Antes da paralisação, o Espírito Santo sediou jogos de times de outros estados pela Copa do Brasil.
Minas Gerais - Futebol em Minas Gerais foi paralisado após a rodada do último final de semana e já tem data para voltar: 1º de abril. Há uma proibição específica para jogos de times de outros estados, que começou antes da paralisação.
Rio de Janeiro - Há uma proibição de eventos esportivos na capital e Niterói. Os times estão jogando nos estádios do interior. Aliás, estes mesmos campos vêm recebendo jogos da Copa do Brasil e até do Paulistão.
São Paulo - Novo decreto estendeu a paralisação de eventos esportivos até o dia 11 de abril. A FPF vem brigando para que o futebol volte e chegou a realizar dois jogos da A1 em Volta Redonda. A2 e A3 paralisadas até o momento.
REGIÃO SUL
Paraná - O Governo do Estado não decretou a paralisação, mas como vários municípios proibiram jogos, a própria Federação resolveu adiar o Campeonato por alguns dias e depois voltou com as partidas, marcando-as em cidades onde o futebol está liberado. A capital Curitiba, por exemplo, está com eventos esportivos paralisados.
Rio Grande do Sul - Jogos acontecem apenas com restrição de público. Não há jogos atrasados.
Santa Catarina - No dia 3 de março, a Federação Catarinense paralisou o campeonato, por causa de um pedido de vários municípios. Porém, oito dias depois, a bola voltou a rolar.
0 comentários:
Postar um comentário