Por Lula Terras
Foto: Getty Images / Fifa.com
Jogadores do Palmeiras na decisão por pênaltis: mais um sul-americano caindo na semifinal
Terminada mais uma disputa do Mundial Interclubes da Fifa, com a conquista do grande favorito, Bayern de Munique, e mais uma decepcionante participação de um time sul-americano, no caso o Palmeiras, que foi derrotado nas duas participações, sendo a segunda nas penalidades, que o colocam na 4ª. Colocação da competição.
A má campanha palmeirense não é novidade em termos de futebol sul-americano. Em 2010, o Inter de Porto Alegre caiu nas semifinais do Mundial. A partir daí a situação piorou, para se ter uma ideia, nas ultimas 10 disputas, em quatro, as equipes sul-americanas caíram nas semifinais. São elas: Atlético Mineiro (2013); Atlético Nacional (2016); River Plate (2018); e agora, o Palmeiras.
Esse quadro serve para colocar em dúvida a fórmula atual do Mundial da Fifa, que coloca a equipe campeã da Libertadores da América já nas semifinais da competição, assim como é feito com as equipes campeãs da Liga dos Campeões da Europa. A entidade já vem divulgando uma nova fórmula a ser adotada, mas sem uma data definida.
Segundo o presidente, Gianni Infantino, em entrevista, logo após o jogo final, disse que uma fórmula ampliada do Mundial, com certeza estimulará a competição. Ele diz que o novo Mundial de Clubes terá 24 equipes de diferentes continentes, mas quando será implantado, ainda não existe uma definição, ou seja, trata-se de um tema a ser bastante discutido, para não incorrer no erro, como já está constatado na fórmula atual. Resta a nós esperar, o que virá por aí.
0 comentários:
Postar um comentário