Everton vence Liverpool, quebra dois jejuns no clássico e afunda crise do rival

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

O brasileiro Richarlisson abriu o caminho para a vitória dos Toffees

O Everton conseguiu um feito enorme na tarde deste sábado, em Anfield Road. Depois de dez anos sem vencer o rival e 21 anos sem conseguir um triunfo no estádio de Anfield, os Toffees bateram o Liverpool por 2 a 0, afundando a crise dos Reds, que parecem vive num eterno calvário na Premier League, depois da temporada dos sonhos em 2019/2020.

A vitória do Everton representou muito mais que apenas três pontos. Além da quebra de dois jejuns, ela parece ser um divisor de águas na temporada de ambos os times da cidade dos Beatles. O resultado colocou os dois times encostados na tabela de classificação, mas a equipe de Ancelotti vive momento bem melhor, enquanto os comandados de Klopp chegaram ao quinto jogo seguido sem vitória em sua casa.

Este é inclusive mais um paralelo deste jogo que representou, pelo menos nesta tarde, muito mais que uma vitória azul. O Liverpool ficou três anos sem perder pela Premier League dentro de seus domínios, parecia um jejum simplesmente interminável, mas a vitória do Everton no clássico representa a quarta derrota seguida do Liverpool na Premier League e o quinto jogo seguido sem vitórias em seus estádio, já que a única não derrota desde o abalo do jejum causado pelo Burnley foi um empate no clássico contra o Manchester United.

O Everton saiu na frente cedo, com um gol de Richarlison, logo aos dois minutos. Este evento acabou configurando o resto do jogo, que somou uma tarde espetacular de Pickford à um visitante que soube sofrer em mais uma partida boa dos comandados de Klopp que termina sem os três pontos. Assim foi até o finalzinho, quando um polêmico pênalti deu o segundo gol aos azuis, na ótima cobrança de Sigurdsson. Momento histórico para o time de Ancelotti.

Mais um paralelo deste jogo é que o momento ruim do Liverpool, a ruína do intransponível time de 2019/2020 parece ter começado com um clássico também. No primeiro turno, uma entrada violenta de Pickford em Van Djik tirou o colosso holandês do resto da temporada. Uma entrada violenta de Richarlisson em Thiago Alcântara deixou o brasileiro/espanhol fora por um tempo precioso de adaptação, que parece custar-lhe ritmo nos últimos jogos. A partir daí, lesões seguidas, partidas ruins e um completo colapso psicológico parecem vitimar o atual campeão da Premier League, que se vê hoje com uma dificuldade enorme até para brigar por uma vaga na Liga dos Campeões.


Este clássico, porém, sempre foi um capítulo a parte até para o time de Klopp. Os Reds vivem um momento de reconstrução desde a chegada do alemão, que aos poucos colocou o clube de volta nos trilhos e trouxe um verdadeiro banho de confiança na torcida, transformando, como havia pedido, descrentes em crentes, no que se diz respeito ao Liverpool. Em 2019, há menos de dois anos, tudo se encaminhava para uma conquista de Premier League inédita e o fim de um jejum de quase 30 anos, até que o Everton parou Salah, Firmino e cia. Em Goodison Park e, hoje sabemos, tirou o título das mãos do Liverpool, vice-campeão com 97 pontos.

Se a ideia inicial de Klopp era transformar descrentes em crentes, se a frase da camisa de Salah contra o Barça dizia nunca desistir, é hora urgente de que o Liverpool volte aos trilhos para conseguir pelo menos evitar tragédias ainda maiores na temporada 2020/2021. Perder a vaga na Liga dos Campeões seria trágico para o qualificado elenco vermelho. Do outro lado do Rio Mersey, se não dá mais para alcançar o Manchester City, que a vitória sirva para o Everton sonhar pelo menos com uma histórica classificação a Liga dos Campeões, já que hoje isso já não parece um sonho distante.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações