Com informações do Corinthians
Foto: arquivo Corinthians
Domingos da Guia estreou pelo Corinthians contra o Flamengo, no Pacaembu
Um dos maiores ídolos do futebol brasileiro estreava com o manto alvinegro há exatos 77 anos. Domingos Antônio da Guia, o Divino Mestre, entrou em campo pelo Timão pela primeira vez no dia 13 de fevereiro de 1944, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, quando enfrentou logo o seu ex-clube, Flamengo, em uma partida amistosa.
Comandado por João Chiavoni, o Alvinegro veio a campo com Bino; General, Domingos da Guia, Begliomini, Dino; Brandão, Servílio, Nino; Agostinho, Hércules e Milani. Na primeira etapa, a equipe carioca foi melhor. Aos 24 minutos de jogo, Sílvio Pirillo abriu o placar e em seis minutos ampliou o marcador.
Na segunda etapa, no melhor estilo Corinthians, o Timão reagiu. Aos 15 minutos de jogo Agostinho balançou as redes para diminuir a diferença. Em jogo tenso, a equipe alvinegra não parou de buscar o gol, que demorou para vir. Faltando seis minutos para o apito final, Agostinho marcou novamente e deixou tudo igual no Pacaembu.
Parecia ser o placar final, depois de um grande confronto, o empate seria o mais justo entre as duas equipes. Entretanto, Válter, que entrou no lugar de Servílio, anotou o gol da virada faltando dois minutos para o fim da partida. Para o delírio da Fiel torcida, o Alvinegro virou a partida e venceu o adversário carioca.
Domingos da Guia foi um dos melhores zagueiros de todos os tempos. Com passagem no Timão entre 1944 e 1948, levantou a Taça Cidade de São Paulo, em 1947, e permaneceu sendo relacionado para a Seleção Brasileira ao longo destes anos. Vindo do Flamengo por um valor recorde na época, era conhecido por seu estilo único de sair jogando com a bola no pé, que lhe rendeu o apelido “Divino Mestre”.
0 comentários:
Postar um comentário