Foto: Fernando Torres / CBF
Sala de análise do VAR
Os áudios das conversas entre árbitros e assistentes no momento do VAR (Video Assistant Referee), sistema de apoio ao vivo para árbitros de partidas de futebol, poderão ser divulgados durante a transmissão em jogos no Brasil, se o Projeto de Lei 5.926/2019, do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), seja aprovado.
O projeto de lei 5.926/2019 tornaria obrigatória a divulgação áudios das conversas entre árbitros e assistentes no momento do VAR em todos os jogos nos quais o equipamento é utilizado. Bem como do vídeo gerador da imagem em que o árbitro de campo e os árbitros assistentes de vídeo estiverem em discussão.
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) havia proibido que essas conversas fossem disponibilizadas e por esse motivo, o senador Nelsinho Trad resolveu criar o projeto.
“Vivemos no momento da informação acessível, imediata, e, portanto, é imprescindível garantir cada vez mais transparência, na política, nas organizações, e no futebol não poderia ser diferente. Acredito que o acesso a comunicação utilizada pelos árbitros, bandeirinhas e assistentes de uma forma geral durante os jogos vai garantir a todos um melhor entendimento das regras do jogo”, destacou o senador Nelsinho.
Por fim, o projeto de lei estabelece um prazo de até 30 dias após aprovação do texto para que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) regulamente o Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios.
Sobre o VAR - O árbitro assistente de vídeo (VAR, do inglês Video Assistant Referee), ou Árbitro de Vídeo, é um árbitro assistente de futebol, que analisa as decisões tomadas pelo árbitro principal com a utilização de imagens de vídeo e áudio.
Existem 15 tipos de decisões que podem ser revistas, entre elas o gol, pênalti, cartão vermelho direto, confusão de identidade, posição de impedimento na jogada de criação do gol, faltas não marcadas na jogada de criação do gol, verificar se a bola entrou inteira no gol ou não, entre outros.
0 comentários:
Postar um comentário