Com informações do Globoesporte
Foto: Getty Images
O Auckland City não jogará o mundial em 2021
O Auckland City não jogará o Mundial de Clubes da FIFA de 2021, que para todos os efeitos se refere ao ano calendário da temporada de 2020. O anúncio foi feito pela Federação Internacional das Associações de Futebol, a FIFA, na tarde desta sexta, dia 15. A equipe optou por não viajar para o Catar para preservar e respeitar as medidas de restrição social impostas pela Nova Zelândia. O país da Oceania é um caso de sucesso na contenção da pandemia do coronavírus.
A Fifa afirma que foi comunicada pelo Auckland nesta sexta-feira, "apesar das conversas regulares com o clube", além de representantes da Confederação da Oceania, que havia indicado a equipe como representante do continente, mesmo sem a realização da Liga dos Campeões. Embora o time venha jogando o campeonato nacional desde novembro, a viagem para outro país, com a possibilidade de enfrentar equipes continentes, iria contra as medidas de proteção impostas na Nova Zelândia.
Ilha no oceano pacífico, a Nova Zelândia é considerada um exemplo na forma como lidou com a pandemia da Covid-19, tendo anunciado o controle total do número de casos em maio. Atualmente, a quantidade de infectados reportada dificilmente passa de 10 pessoas em todo o país. No total, são apenas 25 mortes e cerca de 2.200 casos para uma população de quase 5 milhões de pessoas.
O Auckland City jogaria a competição devido a ter a melhor campanha da primeira fase da Liga dos Campeões da Oceania, em meio ao cancelamento da competição ocorrido devido a pandemia da Covid-19. Seria a décima participação dos neozelandeses, recordistas de participações na competição, apesar de nunca terem chegado muito longe.
Com a ausência do representante da Oceania, o jogo de abertura, que ocorreria contra o Al-Duhail, campeão catari, fica cancelado, com o representante do país sede indo direto às quartas de final. Além deles, estarão no mundial o Bayern, campeão europeu, o Ulsan, campeão asiático, o Tigre, campeão da Concacaf e o Al-Ahly, campeão africano. Falta, obviamente, a definição do campeão da Libertadores, que ocorrerá na final entre Santos e Palmeiras. O sorteio das quartas de final ocorre no dia 19 de janeiro.
0 comentários:
Postar um comentário