Com informações da Agência Corinthians
Foto: arquivo
O time corintiano tricampeão paulista em 1930
O último capítulo de um dos períodos de soberania do Corinthians no futebol paulista completa 90 anos nesta segunda-feira. No dia 04 de janeiro de 1931, o Alvinegro venceu o Santos na Vila Belmiro e conquistou o oitavo título estadual da história do clube do Parque São Jorge, o terceiro de forma consecutiva.
O título tem uma peculiaridade, pois apesar de ter sido ganho em 1931, valeu a taça do Campeonato Paulista de 1930. Disputado no formato de pontos corridos em turno e returno, Corinthians e Santos chegaram à última rodada empatados em número de pontos (40). Coincidentemente, as equipes se enfrentaram em uma espécie de “final” daquela edição.
Apesar de jogar fora de casa, o Coringão foi muito superior e goleou o rival por 5 a 2, com gols de Gambinha (2), Filó, De Maria e Napoli. No jogo do título, o Timão foi a campo com Tuffy; Grané, Del Debbio, Leone e Munhoz; Guimarães, Napoli e Rato; Filó, De Maria e Gambinha.
A edição de 1930 também marcou a volta do estadual unificado depois de quatro anos de brigas entre APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) e LAF (Liga dos Amadores de Futebol), que fez com que São Paulo tivesse dois Campeonatos Paulistas nas temporadas anteriores.
Tão logo houve a pacificação, São Bento, Internacional e Germânia pediram a filiação à APEA, sendo aceitos. Já o Paulistano desistiu do modelo de Futebol que se impunha, fechou seu departamento de futebol para competições e extinguiu a Liga que havia criado. Por fim, em 1933 o profissionalismo no futebol é oficializado em São Paulo.
0 comentários:
Postar um comentário