Com informações do GE.com (Emílio Botta)
Foto: Vilmar Bannach/Photo Press/Folhapress
Nas últimas seis temporadas, Novorizontino e Palmeiras caíram no mesmo grupo no Campeonato Paulista, mas acabaram se enfrentando pelas quartas de final somente em três oportunidades. No sorteio do estadual, realizado nesta terça-feira, novamente os dois times caíram na mesma chave.
O atual Novorizontino (que não é o mesmo que foi vice-campeão estadual em 1990) estreou na elite do Campeonato Paulista em 2016. Desde então, é rival do Palmeiras na briga pela classificação às quartas de final. Apesar de serem rivais de grupo, os times só se enfrentam caso terminem nas duas primeiras posições da chave, o que aconteceu apenas três vezes. Na primeira fase, os times não se enfrentam dentro do próprio grupo.
Em 2016, no primeiro ano em que caíram no mesmo grupo, o Palmeiras encerrou a primeira fase na liderança com 24 pontos, três a mais que o Novorizontino, que acabou na lanterna da chave. Naquele ano, o Verdão enfrentou o São Bernardo nas quartas de final e acabou eliminado pelo Santos na semifinal.
No ano seguinte, Palmeiras e Novorizontino fizeram as duas melhores campanhas do Grupo C, sendo adversários nas quartas de final. O Verdão levou a melhor e venceu por 3 a 1, no interior paulista, e por 3 a 0, no Pacaembu. Na semifinal, o Palmeiras acabou eliminado pela Ponte Preta.
Em 2018, Palmeiras e Novorizontino novamente foram os melhores da chave e voltaram a se enfrentar pelas quartas de final. Com dois jogos de muita superioridade, o Verdão venceu no interior paulista por 3 a 0 e no Allianz Parque por 5 a 0, avançando e eliminando o Santos na semifinal. Na decisão do título, acabou derrotado pelo Corinthians.
Pela quarta vez no mesmo grupo, Palmeiras e Novorizontino voltaram a ficar em primeiro e segundo colocados, respectivamente, e se enfrentaram nas quartas de final. Ao contrário dos outros anos, a partida de ida, disputada no interior paulista, terminou empatada por 1 a 1. Na volta, porém, na casa do Palmeiras, goleada dos donos da casa por 5 a 0. Na semifinal, o Verdão foi eliminado pelo São Paulo.
Nesta temporada, a quinta em que foram rivais de grupo, o Palmeiras foi novamente o líder da chave, mas viu o Novorizontino terminar em terceiro e impedir o quarto confronto consecutivo na fase mata-mata. O rival nas quartas de final foi o Santo André. O Verdão passou pela Ponte Preta na semifinal e foi campeão sobre o rival Corinthians, após o campeonato ficar paralisado por quase quatro meses em virtude da pandemia de coronavírus.
A única certeza que teremos em 2021 é que Palmeiras e Novorizontino novamente serão rivais, desta vez no Grupo C, ao lado de Ituano e Bragantino.
0 comentários:
Postar um comentário