Por Lucas Paes
Foto: Gustavo Miranda/Agência O Globo
Wellington atuando pelo Brasiliense em 2002
O Brasiliense, assim como Distrito Federal e Brasília na história do Brasil, é um clube relativamente novo. Ainda assim, o Jacaré já teve situações relevantes no futebol brasileiro, como uma final de Copa do Brasil em 2002, quando o clube perdeu a final para o Corinthians. Um dos grandes nomes da história do Brasiliense é o meia Wellington Dias, que completa 43 anos neste dia 11.
Wellington chegou a Boca do Jacaré em 2001, após passagem pelo CRAC, do estado de Goiás. Ascendeu rapidamente na equipe amarela e em 2002 foi o grande destaque da campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil de 2002, quando foi artilheiro da equipe. Chamou atenção de diversos clubes do Brasil, mas acabou permanecendo na Boca do Jacaré devido a rejeição do ex-senador Luiz Estevão, que é o "dono" do clube, de negocia-lo. Acabou ficando a contragosto.
Foi porém, destaque do Esquadrão Amarelo nas campanhas vitoriosas da Série C de 2002 e da Série B de 2004. Em 2005, quase foi comprado por um time turco, quando um dirigente viu uma grande atuação dele contra o Atlético Mineiro no Serejão e foi atrás de Luiz Estevão para negociar o jogador, o ex-senador porém não deixou Wellington nem chegar a ter contato com o executivo, que vinha com uma "mala de dólares" para contratar o jogador.
O ídolo do clube acabou vivendo período de decadência após conviver com lesões e deixou o Brasiliense em 2006, sendo um dos maiores nomes da história da equipe até ali. Acabou negociado com o Guaratinguetá, na época um ascendente clube-empresa do estado de São Paulo que crescia nas competições estaduais e nacionais.
Retornou ao Brasiliense em 2009, mas dessa vez jogou pouco, atrapalhado por lesões ao longo dessa segunda estadia na Boca do Jacaré. Nessa etapa, passou inclusive por alguns empréstimos a outras equipes. Acabou deixando o Ense em 2010, ao final da fracassa campanha do rebaixamento para a Série C em 2010. Acabou encerrando a carreira após passar pelo Guarani de Orizona, do estado de Goiás.
0 comentários:
Postar um comentário