A curiosa trajetória de Arsène Wenger como jogador de futebol

Por Lucas Paes
Foto: DR

Arsene Wenger com a camisa do Strasbourg

Completando 71 anos neste dia 22 de outubro, Arsène Wenger é um dos maiores treinadores que a França já produziu para o mundo do futebol. Destacando em suas passagens pelo Mônaco e, principalmente, acima de qualquer outras, pelo Arsenal, o homem, que virou ídolo e tem até busto na sede dos Gunners também teve uma trajetória como jogador de futebol, curiosa e com poucos momentos de destaque nacional, mas teve.

Wenger começou a jogar bola aos 12 anos, no FC Duttleheim, que era um time que ficava próximo a vila onde Arsène havia crescido. Chamado de Petit pelo tamanho, perdeu o apelido quando cresceu (muito) a partir dos 15 anos e passou rapidamente a ser o grande líder e mentor da equipe dentro de campo. O time, que era amador e não tinha treinador, passou a ter todo a sua tática definida pelo futuro técnico quando este tinha 16 anos. Era o capitão "de fato" da equipe e dava ordens aos companheiros.

Aos 20 anos, se transferiu para o Mutzig, da terceira divisão francesa. Por lá, jogou durante quatro anos. Nesse período, não deixou de estudar, se formando em economia na Universidade de Strasbourg e constantemente viajava a Alemanha para assistir jogos da Bundesliga, para ampliar seu repertório e conhecimento sobre padrões táticos. Depois do Mutzig, passou pelo Mulhouse, onde atuou por dois anos antes de, cansado das constantes viagens, deixar o clube e retornar a Strasbourg, para jogar pelo semi-amador ASPV. Nessa época, chegou a ser convocado para jogar os jogos mundiais estudantis, mas acabou não atuando devido a uma lesão. Segundo relatos da época, foi basicamente o auxiliar técnico da equipe francesa.

Pelo ASPV, Wenger fez parte do time que levou o clube a terceira divisão do futebol francês, no momento mais destacado da história do clube. Curiosamente, uma amizade antiga com Raymond Hild fez com que o RC Strasbourg, time profissional da cidade, trouxesse Wenger para o time reserva quando este tinha já seus 28 anos. Acabaria por viver ali os momentos mais históricos de sua vida como jogador.


No Strasbourg, Wenger era basicamente um "treinador" dentro de campo em meio ao time de reservas e jovens do Strasbourg, mas o fato é que ele poderia jogar caso necessário. Foi o que aconteceu numa partida diante do Duisburg na Copa da UEFA, onde fez sua estreia pelo clube aos 29 anos de idade. Apesar da derrota, ele acabaria jogando outras 11 partidas pelo clube ao longo dos anos entre 1978 e 1981. Curiosamente, entre essas partidas, esteve em campo inclusive durante a campanha do título francês na temporada 1978/1979. Curiosamente, não esteve nas comemorações, se concentrando nos jogos do time de reservas e jovens.

Acabou sua trajetória como jogador profissional em 1981. Em 1984, começou sua trajetória de treinador pelo Nancy, que deu a chance a ele depois dos excelentes trabalhos como auxiliar técnico. O resto, a partir daí, é história.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações