Foto: arquivo / Futebol Maranhense
Neste 13 de setembro de 2020, o Moto Club de São Luís, um dos grandes times do futebol maranhense, está completando 83 anos de fundação. Entre os vários títulos, ficam como destaque os conquistados na década de 40, quando, ainda nova, agremiação foi heptacampeão estadual e ainda conquistou a taça em torneios regionais.
Tudo começa em 1944. O recém time maranhense arrebata o título estadual, com Pepê sendo o artilheiro do certame, tendo marcado 16 gols. No ano seguinte, o Papão do Norte repetiu o feito, sendo novamente campeão e seu principal atacante foi o goleador máximo, com o mesmo número de tentos.
Por incrível que possa parecer, em 1946, a dose se repetiu: o Moto Club foi novamente campeão maranhense e Pepê também foi artilheiro, mas desta vez com "apenas" sete gols. Em 1947, Pepê não foi o goleador, o posto ficou com Batistão, do Sampaio Corrêa. Porém, o Rubro Negro arrebatou mais um estadual e ainda por cima foi campeão da Copa Norte Nordeste, conquistando o seu primeiro regional.
Em 1948, o Moto Club confirmou ser a principal força da região. No Estadual, foi novamente campeão e viu seu ex-grande atacante, Pepê, ser o artilheiro da competição, defendendo o Santa Izabel. Porém, o Papão conquistou um dos grandes títulos de sua história: o Torneio Campeão dos Campeões do Norte, passando por Paysandu e Fortaleza.
Em 1949, novamente o Moto Club fez valer a sua grande era e conquistou o Campeonato Maranhense. Ainda sobrou para 1950, onde o Rubro Negro ficou novamente com o título e teve novamente o artilheiro: Galego, com oito gols.
Este heptacampeonato estadual e os dois títulos regionais fizeram com que o Moto Club se tornasse um dos grandes do futebol maranhense, rivalizando com Sampaio Corrêa e Maranhão. Depois disso, foram mais 18 títulos estaduais do Papão do Norte.
0 comentários:
Postar um comentário