Por Luiz Felipe Gaspar
Foto: Estadão
São Bento e São Caetano estavam na A1 em 2019 e empataram em 1 a 1
São Bernardo, São Caetano, Portuguesa, São Bento, Taubaté, XV de Piracicaba, Monte Azul e Juventus, as oito equipes classificadas para as quartas de final do Paulistão da Série A2, seguem em busca do tão sonhado acesso para a elite do futebol paulista em 2021.
Mesmo que todos os clubes citados acima já tenham conquistado o título da competição, você sabe a quanto tempo cada um deles está longe da primeira divisão? Então confira:
Taubaté - 1984 - O Burro da Central é o clube dentre os oito melhores que está a mais tempo longe da elite. A equipe fez uma campanha desastrosa no Paulista de 1983, e acabou na penúltima posição, o que a obrigou a enfrentar o Noroeste (vice da Série A2 daquele ano) pela permanência na elite. Só que a performance ainda pior no ano seguinte, quando amargou a última colocação, foi a derradeira dos últimos cinco anos seguidos na primeira divisão. Em 2004, por muito pouco a equipe não retornou. Será que a fila de 36 anos vai acabar? Isso é o que o torcedor taubateano mais espera.
Juventus - 2008 - O Moleque Travesso já está há mais de dez anos sem aprontar na primeira divisão de São Paulo. Em 2005, a equipe conquistou seu único título da Série A2 e também a vaga para elite, e após dois anos com campanhas medianas, o descenso veio em 2008 com uma derrota para o São Paulo no Morumbi.
Monte Azul - 2010 - O ano de 2009 foi o mais especial para o Monte Azul até os dias de hoje, já que o primeiro e único título da Serie A2 levou a equipe para a elite do futebol paulista em 2010, só que a fase do clube não continuou e no mesmo ano, acabou rebaixada.
Portuguesa - 2015 - A tradicional Lusa, que já deu muito trabalho para os grandes do futebol brasileiro, está por cinco temporadas de fora do principal torneio de São Paulo. Mesmo com o título da Série A2 de 2013 a Portuguesa não conseguiu ter uma boa sequência e em 2015, amargou novamente um rebaixamento. A boa campanha deste ano pode ser o fio de esperança que o torcedor lusitano precisava para sonhar em ver seu time de volta a primeira divisão no ano de seu centenário.
XV de Piracicaba - 2016 - Buscando o hexa campeonato da Série A2, a equipe de Piracicaba não atua na primeira divisão desde 2016. O XV busca o acesso tão buscado e melhorar as últimas campanhas na Série A2, quando chegou as semifinais da competição.
São Bernardo - 2017 - O Bernô espera continuar com a boa campanha que vem realizando neste ano de 2020, já que terminou na liderança da primeira fase da Série A2. O ano de 2017 foi o último da equipe do São Bernardo na primeira divisão.
São Caetano e São Bento - 2019 - As duas equipes foram rebaixadas no ano passado e já buscam retornar a elite do futebol paulista. Ambas conseguiram ficar entre as quatro melhores na fase de classificação e jogarão em seus domínios nas partidas de volta das quartas de final. São Caetano e São Bento, juntos com a Portuguesa, são as unicas equipes entre as oito finalistas que já até conquistaram o titulo da Série A1 do Paulistão.
0 comentários:
Postar um comentário