Foto: arquivo
Paulo Autuori quando dirigiu o Benfica
O atual treinador do Botafogo, Paulo Autuori, está completando 64 anos neste 25 de agosto de 2020. Conhecido no Brasil pelos títulos brasileiro de 1995, pelo próprio Fogão, e Libertadores de 1997, pelo Cruzeiro, e a mesma competição e Mundial, em 2005, pelo São Paulo, ele talvez seja um dos técnicos brasileiros que tenha mais experiência no exterior.
A primeira vez que Paulo Autuori treinou uma equipe estrangeira foi em 1986. Depois de ter começado pela Portuguesa Carioca, ainda na década de 70, e ter passado por America-RJ, São Bento, Marília, Bonsucesso e Botafogo, o treinador comandou o Vitória de Guimarães, em Portugal. No ano seguinte foi para o Nacional da Ilha da Madeira, onde ficou por duas temporadas.
Já na primeira metade dos anos 90, o treinador voltou para Portugal, onde dirigiu novamente o Vitória de Guimarães e, em seguida, teve uma experiência pelo Marítimo. Em 1995, ele é campeão brasileiro pelo Botafogo e, em seguida, vai para o Benfica, talvez o maior clube que defendeu no exterior, mas nos encarnados ele não vai tão bem.
Depois de passar por vários clubes brasileiros, entre eles o Cruzeiro, onde conquistou a Libertadores de 1997, Paulo Autuori iria para a sua terceira passagem pelo Vitória de Guimarães, em Portugal, em 2001. Aliás, o treinador emendaria uma série de trabalhos no exterior.
Em 2001, ele treinaria o Alianza Lima, onde se tornaria campeão peruano. Depois de uma rápida passagem pelo Botafogo, em 2002, voltaria ao Peru, agora para dirigir o Sporting Cristal, onde novamente conquistaria o nacional. Assim, ele acabou assumindo a Seleção Peruana, onde não foi tão bem e saiu brigado com os dirigentes da Federação local.
Após ser campeão da Libertadores e Mundial pelo São Paulo, Autuori alternou trabalhos no Brasil e exterior, passando por Kashima Antlers (Japão) e duas vezes pelo Al-Rayyan, que o levou para a Seleção do Catar, em 2013. Ainda voltaria à terra do sol nascente, para treinar o Cerezo Osaka, e sua última experiência no estrangeiro foi em 2018, dirigindo o Ludogorets. Atualmente, ele está no Botafogo.
0 comentários:
Postar um comentário