Por Lucas Paes
Foto: Matthew Ashton/EMPICS via Getty Images
Amoroso teve boa passagem pela Udinese
Amoroso foi mais um entre vários bons atacantes revelados no Brasil nos anos 1990. Cria da base do tradicional Guarani, de Campinas, o ex-jogador, que completa 46 anos neste dia 5 de julho, teve passagens por diversos clubes. Nos anos 1990, mais especificamente em 1996, ele foi jogar na liga que era na época a mais forte do mundo: a Série A da Itália, quando acabou contratado pela Udinese, ex-clube de Zico nos anos 1980.
Depois de ótimo inicio no Guarani, Amoroso chegou ao Flamengo, onde ficou pouco tempo antes de chamar a atenção da Udinese, que assinou com ele ainda na metade do ano de 1996. Inicialmente, dividiria as atenções no ataque com o centro-avante alemão Oliver Bierhoff. O brasuca porém cairia rapidamente nas graças da torcida em Udine, dando seus primeiros passos para uma boa trajetória na Europa.
Em sua primeira temporada no clube, dividindo as atenções no ataque com Bierhoff. Marcou um total de 12 gols na temporada, todos no Campeonato Italiano. Amoroso foi responsável, junto a Poggi e Bierhoff, ambos com 13 gols marcados, por 38 dos 53 gols dos Friulani na competição. Ajudou a equipe alvinegra a terminar na quinta colocação na Série A do biênio 1996/1997, atrás de Lazio, Inter, Parma e da campeã Juventus de Turim.
Na temporada seguinte, acabou tendo um de seus piores momentos no futebol europeu. Apesar de se manter como titular do time de Udine, marcou apenas seis gols ao longo do Campeonato Italiano, em mais um ano onde os Bianconeri voaram na competição, terminando na terceira posição, atrás apenas de Juventus e Inter, que brigaram ponto a ponto pelo Scudetto. Bierhoff inclusive foi o artilheiro do campeonato com 27 gols.
Só que o brasileiro se recuperou em grande estilo na temporada seguinte. No biênio 1998/1999, com a ida do alemão Bierhoff para o Milan, ele virou o grande protagonista da equipe e passou a marcar a maior parte dos gols. Em outra grande campanha do time de Friulli, Amoroso fez 22 gols no Campeonato Italiano, terminando na artilharia da competição. Com outros dois gols na Copa Itália, terminou a temporada indo 24 vezes as redes.
Seu desempenho chamou a atenção do Parma, uma potência da época no futebol italiano e europeu, que pagou 30 milhões de euros pelo seu passe, um valor altíssimo a época e que mesmo hoje não seria exatamente um preço barato. Terminou sua passagem por Udine com 42 gols em 103 jogos com a camisa alvinegra.
0 comentários:
Postar um comentário