Foto: arquivo
O Figueirense de 1995, campeão do Torneio Mercosul
Neste 12 de junho de 2020, o Figueirense Futebol Clube está completando 99 anos de fundação. Entre belas campanhas, tem uma competição interessante que o time conquistou no ano de 1995: a Taça Mercosul, que contou com a participação de equipes catarinenses, paranaense, uruguaias e paraguaia.
Este torneio, que não pode ser confundido com a Copa Mercosul, da Conmebol, foi realizado na pré-temporada brasileira de 1995 pela Federação Catarinense de Futebol e contou com o patrocínio de algumas empresas fortes no mercado sul-americano, sendo a maior parte delas do estado que sediaria a competição: Petrobrás, Sadia, Cecrisa e Construtora Caseca.
A intenção da organização era trazer equipes de várias partes do Brasil e América do Sul. Porém, no fim, dos nove times participantes, seis eram do Brasil, sendo cinco catarinenses (Figueirense, Avaí, Marcílio Dias, Joinville e Criciúma) e um paranaense (Coritiba), além dos uruguaios Nacional e Cerro e o paraguaio Olímpia.
A competição foi realizada no formato mata-mata, tendo uma fase preliminar, onde o Criciúma bateu o Cerro por 2 a 0, quartas, semi e final, com todos os jogos em Santa Catarina, nos estádios dos times do estado. O Figueirense estreou em 29 de janeiro, no Orlando Scarpelli, empatando com o Olímpia em 2 a 2 no tempo normal (Ricardo e Zé Cley fazendo para o time da casa) e Oliveira, na prorrogação, fazendo o gol da classificação.
Somente os times catarinenses avançaram para a semifinal e o Figueira encarou o Marcílio Dias, no Orlando Scarpelli, no dia 4 de fevereiro. Sandro, aos 31 minutos da segunda etapa fez o gol que botou o time alvinegro na decisão do torneio.
Na final, novamente no Orlando Scarpelli, em 7 de fevereiro, o Figueirense encarou o Joinville. O jogo foi truncado e terminou com o placar em branco no tempo normal. Porém, na prorrogação, Biro-Biro, de pênalti, marcou o gol que deu o título ao Figueira.
No ano seguinte, houve uma outra edição do torneio, patrocinado pelas Tintas Renner e que contou com a participação de apenas três equipes: o brasileiro Internacional, o argentino San Lorenzo e a Universidad Catolica, do Chile. O Colorado levou a melhor e ficou com o título. Segundo algumas fontes, como Ricardo Teixeira e Nicólas Leóz, presidentes da CBF e Conmebol, respectivamente, acompanharam algumas partidas das duas edições do torneio, eles tiveram a 'inspiração' de aumentar a disputa e a entidade que rege o futebol sul-americano criou a Copa Mercosul.
0 comentários:
Postar um comentário