Com informações do Portal EBC
Foto: Correio da Manhã/Arquivo Nacional
Ademir Menezes fez o primeiro gol oficial da história do Maracanã
Em 24 de junho de 1950, há exatos 70 anos, a Seleção Brasileira estreava na Copa do Mundo, realizada no Brasil, contra o México. Em uma bela apresentação do time que jogava de camisas brancas e calções azuis, a equipe da casa goleou por 4 a 0. Mas aquela partida ficou marcada também por ser a primeira partida oficial do Maracanã.
A festa era grande e, naquele dia, mais de 120 mil torcedores, além do presidente da República, general Eurico Gaspar Dutra, ministros, o prefeito do Rio, Mendes de Morais, o presidente da Fifa, Jules Rimet, e até embaixadores do México, Uruguai e Espanha assistiram a bela partida feita pela Seleção Brasileira.
Porém, o primeiro tempo não foi fácil. O Brasil teve dificuldades para transpor a meta defendida por Carbajal, fazendo o seu primeiro jogo em Copas (ele disputou cinco). Aos 30 minutos, Ademir Menezes, mostrando o seu faro de gol, abriu o marcador e fez o primeiro tento oficial do maior estádio do mundo.
No segundo tempo, a situação ficou mais confortável para a Seleção Brasileira, que passou a ter mais facilidade para fazer as suas jogadas. Aos 19 minutos, Uchoa faz o passe para Jair da Rosa Pinto, que marcou o segundo gol da seleção contra o México.
O Brasil continuou dominando. De cabeça, Baltazar balança a rede dos mexicanos após uma cobrança de escanteio, aos 26 minutos do segundo tempo. Já aos 34 minutos, Ademir de Menezes fazia o seu segundo gol na partida, mostrando o porque seria o artilheiro de certame, e fechava a goleada em 4 a 0.
O México seria eliminado ainda na primeira fase, com derrotadas para a Iugoslávia (4 a 1) e Suíça (2 a 1). Já o Brasil empataria com a Suíça (2 a 2) e venceria a Iugoslávia (2 a 0). No quadrangular decisivo, goleou Suécia (7 a 1) e Espanha (6 a 1), mas a derrota para o Uruguai, de virada, por 2 a 1, custou o título.
0 comentários:
Postar um comentário