Foto: divulgação Mauá FC
Vagner Tegi é o presidente do Índio do ABC
Entre terça e quinta-feiras, dias 26 e 28, a Federação Paulista de Futebol realizou uma série de videoconferências com os clubes da Segunda Divisão do Estado, passando quais são as diretrizes para os clubes durante esta quarentena devido à pandemia de coronavírus.
O Mauá Futebol Clube, integrante do Grupo 6 da competição, participou da última leva de reuniões, no início da noite desta quinta-feira. O presidente da agremiação, Vagner Tegi, atendeu O Curioso do Futebol e deu mais detalhes da reunião virtual.
O Curioso do Futebol - Como foi a videoconferência realizada pela Federação Paulista de Futebol?
Vagner Tegi - A reunião foi muito boa! Mo primeiro momento, o presidente colocou a situação do futebol no mundo, Europa, América do Sul, Brasil, estados e São Paulo, expondo as dificuldades com este vírus, a falta de conhecimento na área médica, e as dificuldades econômicas no mundo do futebol, até chegando à realidade da Segunda Divisão. Depois, deu a palavra aos clubes, perguntando a realidade de cada cidade e as dificuldades. No caso de Mauá, já tivemos mais de 50 mortes e está muito difícil na área médica e econômica.
O Curioso do Futebol - Quais as garantias que a FPF deu para a realização da competição?
Vagner Tegi - A federação disse que os clubes são soberanos. Nós que decidiremos sobre o campeonato. A entidade colocará a situação para a realização, os protocolos de saúde, segurança e as dificuldades. E, com isto, as agremiações farão a decisão.
O Curioso do Futebol - Teve alguma exigência além das normais da FPF para os jogos, como itens do protocolo?
Vagner Tegi - Hoje não se tem nada de protocolos para a Segunda Divisão. A Série A1 será um laboratório para todas as outras competições.
O Curioso do Futebol - E qual a posição do Mauá FC sobre o que foi passado na reunião?
Vagner Tegi - De tranquilidade! A Federação deu total liberdade aos clubes. Fomos orientados a negociar as pendências com atletas, pois, infelizmente, somente após setembro é que talvez poderemos ter as competição. A entidade recomendou também conter todas as despesas fixas.
O Curioso do Futebol - Neste momento, todos estão enfrentando problemas financeiros. A Federação acenou com algum aporte além da cota?
Vagner Tegi - A Federação orientou todos os clubes a diminuir despesas e enxugar tudo que for possível, pois a mesma está fazendo o mesmo. Sobre cotas, afirmaram que haverá o repasse somente se tiver o campeonato e somente quem for participar e ainda será menores, com as novas realidades econômicas.
O Curioso do Futebol - O Mauá já estava com boa parte do elenco montado e tinha feito até pré-temporada em Mongaguá. Se caso confirme a realização da competição, o clube estuda em manter os atletas?
Vagner Tegi - A realidade é outra! Os atletas que temos contratos vamos fazer reunião junto com a diretoria para passar as informações de como seguirão eles. Trabalhamos com a verdade, temos dificuldades como todos e resolveremos com um bom diálogo, pois logo tudo vai passar e retornaremos.mais fortes. Aos demais que ainda não fizemos contratos, também conversaremos com muito carinho e respeito, pois o coronavírus infelizmente chegou.
O Curioso do Futebol - E como é a conversa com os outros clubes. Há a intenção deles de disputar ou tem times que estão propensos a desistir?
Vagner Tegi - A visão dos clubes é participar, mas a decisão será dada quando tivermos segurança e informações da Federação de quando será o retorno.
O Curioso do Futebol - Aproveitando, sobre as categorias de base, o que a FPF vem passando para os clubes?
Vagner Tegi - Infelizmente para os jovens, a base será muito mais difícil. Não tem previsão.
O Curioso do Futebol - Deixe a sua mensagem para quem acompanha a competição e os torcedores do Mauá FC.
Vagner Tegi - Esperamos que tudo passe, que voltemos com segurança. Infelizmente a doença chegou e a realidade é outra. Agora é paciência, deixar os achismos, ter fé e torcer para que a ciência consiga encontra a cura o mais rápido possível, com a criação da vacina.
0 comentários:
Postar um comentário