Foto: arquivo
O time do Mesquita que conquistou o título de 1981
Em 9 de maio de 1920 era fundado, na cidade de Mesquita, no estado do Rio de Janeiro, uma agremiação que levava o nome local e virou tradicional no futebol: o Mesquita Futebol Clube. O time da Baixada Fluminense sempre teve suas glórias, mas um deles é especial: a Terceira Divisão do Carioca de 1981, o único título de nível estadual do clube.
A Terceira Divisão do Rio de Janeiro de 1981 contou com oito equipes. Além do Mesquita, estavam na competição Coelho da Rocha, Cruzeiro de Niterói, Nacional de Duque de Caxias, Nova Friburgo, Rio Branco de Campos, Rio das Ostras e o Rubro Social de Araruama.
O regulamento da competição era bem simples: as oito equipes se enfrentavam em turno e returno, no sistema de pontos corridos. A equipes que somasse mais pontos ficaria com o título. Além do campeão, o vice também conquistaria o acesso para a Segunda Divisão em 1982.
A competição começou em 19 de julho e o Mesquita estrou empatando com o Cruzeiro, fora de casa, em 1 a 1. Mas a igualdade no marcador não desanimou a equipe, que goleou o Rio Branco, no segundo jogo, por 5 a 0.
A goleada deu animo ao Tubarão da Baixada, que passou a colecionar um triunfo atrás do outro: 1 a 0 no Coelho da Rocha, 3 a 1 no Rio das Ostras, 1 a 0 no Rubro, 1 a 0 no Rubro, 1 a 0 no Nacional, 2 a 1 no Nova Friburgo, 1 a 0 no Cruzeiro, 2 a 1 no Rio Branco, 2 a 1 no Coelho da Rocha, 4 a 2 no Rio das Ostras e 1 a 0 no Rubro.
A vitória sobre o Rubro, equipe que vinha também brigando pelo acesso, em 4 de outubro, consolidou o título do Mesquita. Nas duas últimas rodadas, o Tubarão fez dois empates, ambos em 1 a 1, contra Nacional e Nova Friburgo, que garantiram a invencibilidade na competição.
Além do Mesquita, o Rubro, que ficou com o vice, também conquistou o acesso para a Segunda Divisão de 1982. E este foi o tão comemorado título do Tubarão da Baixada Fluminense, o único em seus 100 anos de história.
0 comentários:
Postar um comentário