Com informações da FPF
Foto: Arquivo Guarani
Foto: Arquivo Guarani
Careca em ação pelo Guarani. Primeiro gol em 1978
Cria das categorias de base do Guarani, o ex-centroavante Careca saiu do interior paulista para conquistar o mundo com seus mais de 400 gols ao longo de sua carreira. Dono de técnica apurada, o ex-jogador é considerado um dos maiores centroavantes do futebol nacional e iniciou a sua fama de artilheiro contra o Confiança (SE), em partida válida pelo Brasileirão de 1978, em 20 de abril.
Sob o comando de Carlos Alberto Silva, Careca apareceu para o futebol com a camisa do Guarani. Com fama de artilheiro, o ex-jogador marcou o seu primeiro gol como profissional na goleada, por 5 a 0, diante do Confiança, do Sergipe, pela fase preliminar da Copa do Brasil. Neste mesmo ano, ajudou o clube campineiro a conquistar o Campeonato Brasileiro, sendo até hoje, a única equipe do interior do Brasil a ser campeão nacional.
Após brilhar com a camisa do Guarani, Careca se transferiu para o São Paulo, onde manteve o alto rendimento e conquistou mais um brasileiro, o de 1986. Pelo clube do Morumbi ainda levantou o título estadual em 1985.
O sucesso em solo nacional o credenciou para a disputa da Copa de 1986, já que quatro anos antes, Careca se contundiu e não fez parte da seleção que participou do mundial da Espanha. Em 1987, transferiu-se para o Napoli, da Itália, onde formou, ao lado do argentino Maradona, uma das duplas mais fatais da história do futebol.
Em solo italiano, conquistou a o Campeonato Italiano, na temporada 1989/1990, além da Supercopa da Itália, em 1990. Um ano antes, já havia conquistado a Copa UEFA, equivalente a atual Europe League.
Careca ainda atuou no futebol japonês, pelo Kashiwa Reysol, antes de retornar ao Brasil para defender o Santos, em 1997, clube pelo qual venceu o Torneio Rio-São Paulo. O ex-jogador ainda defenderia o São José (RS) e o Campinas antes de encerrar a sua trajetória como atleta.
0 comentários:
Postar um comentário