Por Lula Terras
Foto: arquivo
Dema em ação pelo Santos FC
O misto de volante e zagueiro Felipe Melo, que tem grande espaço na mídia por seu estilo viril, mas de certa habilidade no trato com a bola faz lembrar de um outro craque, que fez história nos clubes, por onde passou. Waldemar Barbosa ou, simplesmente Dema. Este, além de exímio marcador, não deixava barato para os adversários, quando a bola estava em disputa, no campo de jogo. Muita vezes era até violento, mas sempre foi habilidoso.
Nascido na cidade de Olímpia, no Interior do Estado, passou por várias equipes brasileiras e até do exterior (Rio Ave, de Portugal), mas o auge de sua carreira, foi no Santos, no período de 1982 a 1987, quando foi o vencedor do Prêmio Bola de Prata, da Revista Placar, e eleito o melhor volante dos Campeonatos Brasileiros de 1983 e 1985. Seu melhor momento foi em 1984, quando o Santos conquistou o Paulistão, ao vencer o Corinthians, por 1 a 0, na rodada final, gol de Serginho Chulapa.
Essa campanha rendeu a Dema, a convocação para defender a Seleção Brasileira, em quatro jogos, somando três vitórias e uma derrota. Sua estréia no escrete canarinho foi na vitória contra a Colômbia, em 1985, por 2 x 1. Dema quase foi para a Copa de 1986, aquela que foi eliminada pela França, na disputa dos pênaltis. A vaga que seria sua, acabou sendo ocupada por Elzo.
O bom futebol de Dema renderam ao atleta alguns fãs no meio esportivo, caso do volante Gallo, também com brilhante passagem pelo Santos, como atleta e treinador, inclusive com passagem bem-sucedida nas categorias de base do Selecionado Brasileiro. Gallo sempre fez questão de afirmar que Dema foi um dos melhores volantes que viu atuar e está em sua seleção.
Sua brilhante carreira foi prejudicada por uma grave contusão no joelho, sofrida, em 1986, sendo obrigado a ficar parado, por quase um ano. Quando se aposentou, como atleta, Dema teve passagens como treinador em equipes menores, criou uma escolinha de futebol, em Guarulhos e até quando se sabe, realiza trabalhos sociais, através do futebol, em São Paulo.
0 comentários:
Postar um comentário