Foto: reprodução Revista Placar
Em pé: Darcy, Tonho, Otávio, Ademir Gonçalves, Fernandinho, Fidélis e o técnico Henrique Passos. Agachados: Amauri, Bona, Tião Marino, Ademir Melo e Betinho.
O acesso do futebol de São Paulo sempre foi uma competição bastante disputada e com muita importância até no cenário nacional do futebol. Em 1979, a Revista Placar, pelo segundo ano consecutivo, publicava nas páginas da edição 503, de 14 de dezembro daquele ano, a Seleção da Divisão Intermediária Paulista (equivalente à Série A2), com um evento na Chácara da GE (atualmente o Parque Celso Daniel), em Santo André, e com a presença dos grandes cronistas esportivos da época Walter Abrahão e Antônio Eurico, ambos da TV Tupi.
Aliás, a já extinta rede de televisão que pertencia a Assis Chateubriand foi quem colaborou com a revista sobre futebol mais conhecida do Brasil na época. Além disso, participaram da votação 36 jornalistas do interior de São Paulo.
Na página 27 da já referida edição da Placar, um fundo preto e letras garrafais em amarelo diziam: "INTERIOR FAZ A FESTA", assim mesmo, em caixa alta. Entre o título, a foto dos selecionáveis. Esta seleção teve cinco jogadores do São José (Darci, Fernandinho, Fidélis, Tião Marino e Ademir Melo), dois do Santo André (Fernandinho e Bona), dois do Taubaté (Amauri e Betinho), um da Esportiva de Guaratinguetá (o goleiro Tonho) e um da Portuguesa Santista (Ademir). O treinador escolhido foi Henrique Passos, da Esportiva.
Já na página 28, vinha o texto da reportagem, que explicava que alguns jogadores já estavam negociando com diretores dos clubes que disputariam o Brasileirão de 1980. Alguns desses 'cartolas' estiveram presentes ao evento e tentaram negociar as contratações ali mesmo.
Todos os atletas escolhidos pela votação, além do treinador, receberam das mãos de Walter Abrahão e Antônio Eurico as medalhas por fazerem parte da Seleção da Intermediária. Tudo isto mostra que, além de forte, a divisão de acesso paulista, na época, tinha cobertura da grande mídia.
A competição - A Divisão Intermediária Paulista de 1979 teve início em 1º de julho, e contou com a presença de 20 clubes. Na primeira fase, foram formados dois grupos de 10 equipes cada, com os seis primeiros avançando para a segunda etapa.
Depois, os 12 classificados se enfrentaram, levando os quatro primeiros colocados para um quadrangular decisivo. Avançaram Taubaté, São José, Esportiva e Santo André, quatro equipes com jogadores na seleção da competição. A Portuguesa Santista, que também teve jogador escolhido, acabou no quinto lugar.
No quadrangular final, quem se deu bem foi o Taubaté, ficando com o título e o acesso, seguido por Santo André, São José e Esportiva. O Ramalhão ainda teve a chance de buscar a vaga na elite contra o Marília, penúltimo na Divisão Especial, mas foi derrotado numa melhor de três.
Privilégio de poder acompanhar a divisão de acesso daquela época. Jogos memoráveis. Muita raça.
ResponderExcluir