Por Lula Terras
Foto: Lars Baron/Getty Images
As substituições na Segundona Paulista poderão ser até cinco, em três atos
O Campeonato Paulista da 2ª Divisão (quarto escalação no Estado), além de contar, exclusivamente, com atletas na categoria Sub 23, terá como novidade nesta edição a mudança no sistema de substituições dos atletas, durante os jogos. Antes, as substituições, resumiam a três atletas por jogo. Neste ano, as substituições deverão ocorrer em três atos, podendo haver até cinco substituições, por jogo.
Essa mudança consta no Regulamento do Campeonato Paulista Sub 23 (2ª Divisão), no item Condições de Jogo, em seu artigo 21: “Cada Clube poderá substituir até cinco atletas, por jogo, desde que respeite o máximo de três atos de substituição no decorrer da partida, não sendo considerado o intervalo da partida na contagem destes atos”.
Esse sistema não pode ser considerado, como novidade, uma vez que já vem sendo utilizado nas competições, envolvendo as categorias de base do futebol paulista. Na Copa São Paulo de Futebol Junior, deste ano, esse sistema foi utilizado e causou certa dificuldade para a imprensa televisiva, que cobriu os jogos, principalmente, entre os reportes de campo e locutores, que sofreram para atualizar suas papeletas, durante os jogos.
Já, para os treinadores a situações tem um lado positivo, por oferecer mais opções na troca de atletas, como, maior dificuldade na manutenção ou alteração no sistema de jogo, ou seja, terão que pensar com rapidez, como manter ou reverter o resultado do jogo.
Em minha opinião, toda mudança que visa melhoras, para o futebol é sempre bem vinda. Tudo é uma questão de adaptações, para todos os setores envolvidos. A expectativa agora é sobre o sucesso ou não, da mudança, e se existe a possibilidade de já ser utilizada nas competições principais, já a partir do próximo ano. Aguardemos.
0 comentários:
Postar um comentário