Com dois gols em 2020, Roger é 8º maior artilheiro do Paulistão no século

Por Raoni David/FPF
Foto: divulgação Ponte Preta

Roger marcou dois gols neste início de Paulistão

Com os dois gols marcados neste início de Paulistão Sicredi o atacante Roger, da Ponte Preta, atinge a marca de 33 neste século no principal estadual do país. Desta maneira, deixa nomes como os de Borges e Ricardo Oliveira para trás e assume a oitava posição na artilharia do torneio desde 2001. Aos 35 anos, é o principal artilheiro em atividade no campeonato deste ano.

Com gols marcados com as camisas da Ponte Preta, São Paulo e Red Bull Brasil, Roger passa a ser o oitavo maior artilheiro do Campeonato Paulista neste século. O líder é Neymar, que marcou 53 gols com a camisa santista. Luis Fabiano, pelo São Paulo, com 44; Finazzi por América, Ponte Preta, Corinthians, Mirassol e Bragantino, com 43; e Pedrão, por Botafogo, Grêmio Barueri e Linense, com 41, completam a lista dos que marcaram mais de 40 vezes. Fechando o Top 5 da lista está o meia Xuxa, que marcou 36 gols por Mirassol, Grêmio Barueri e Botafogo.

Dentre os atletas que disputam este Paulistão Sicredi, porém, Roger é quem mais marcou no século. Com seus 33 gols supera o meia Camilo que, por Marília, Botafogo e Mirassol, marcou 26 vezes. Com 24 gols marcados com as camisas de Rio Branco, São Paulo, Santos e Guarani, o atacante Thiago Ribeiro aparece em terceiro nessa lista. Com o hat-trick diante do Oeste e o gol que fez contra o Ituano, o atacante Willian, do Palmeiras, chegou a 22 gols. Ele também marcou pelo Corinthians no século.


Artilheiros do Paulistão no século:

1º - Neymar - 53 - Santos
2º - Luis Fabiano - 44 - São Paulo
3º - Finazzi - 43 - América, Ponte Preta, Corinthians, Mirassol e Bragantino
4º - Pedrão - 41 - Botafogo, Grêmio Barueri e Linense
5º - Xuxa - 36 - Mirassol, Grêmio Barueri e Botafogo
6º - Nunes - 35 - Santo André, Rio Branco, Juventus, Bragantino e Botafogo
7º - Washington - 34 - Ponte Preta e São Paulo
8º - Roger - 33 - Ponte Preta, São Paulo e Red Bull Brasil
9º - Borges - 32 - União São João, São Paulo e Santos
9º - Ricardo Oliveira - 32 - Portuguesa e Santos

Atento ao aspecto físico, Marcelo Veiga quer vitória do São Bernardo FC em casa

Foto: Gabriel Goto/São Bernardo FC

Marcelo Veiga quer o São Bernardo FC incisivo contra o Atibaia

Após dois jogos fora de casa na sequência - um empate (Red Bull) e uma vitória (Penapolense), o São Bernardo encara o Atibaia neste sábado às 15h no Estádio Primeiro de Maio. Para o confronto, o técnico Marcelo Veiga trabalha a equipe para buscar os três pontos em casa. Porém, o comandante sabe que as condições físicas da equipe precisam ser levadas em consideração.

"Sempre estamos conversando com o departamento médico e atento às condições dos nossos atletas, principalmente em um campeonato muito disputado e nivelado como está sendo. Por isso temos que saber a hora certa de poupar alguns atletas para não perder os jogadores por um período longo", declarou o treinador, sem dar pistas se promoverá mudanças na equipe.

Um exemplo disso foi no duelo contra o Penapolense no meio de semana, quando os zagueiros Ferreira e Guilherme Mattis não entraram em campo. "Nosso elenco tem qualidade e os atletas sabem que têm condições de brigar por posição. Vamos sempre consultar o departamento médico e se houver necessidade, vamos colocar os atletas para jogar, sabendo que o nível técnico será mantido", afirmou.

Para o confronto diante do Atibaia neste sábado, Ferreira e Guilherme Mattis terão condições de jogo, mas Veiga não confirmou quem jogará, já que Luanderson e Leandro Amaro desempenharam um bom papel em Penápolis.


Sem divulgar a equipe que entrará em campo no sábado, o treinador destacou a necessidade de somar os três pontos para seguir em busca da classificação, que é o primeiro objetivo do São Bernardo neste momento. "Conseguimos quatro pontos nestes dois jogos fora de casa e agora temos que vencer em casa para seguir com o nosso objetivo de estar na zona de classificação. Neste momento, o principal objetivo da equipe é buscar a classificação. Respeitando o Atibaia, que tem uma equipe bem qualificada e que também vai brigar por classificação, mas temos que somar os três pontos ao lado do nosso torcedor. Vamos seguir trabalhando com simplicidade e pés no chão, mas pensando no nosso objetivo que é a classificação", finalizou Veiga.

Lelo já trabalha elenco do Jabaquara para a Segundona Paulista 2020

Foto: Bárbara Farias/Comunicação Jabaquara

Lelo faz avaliações de jogadores para a competição

O Jabaquara Atlético Clube já se prepara para o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2020, que iniciará em abril. O técnico do time, Euzébio Gonçalves, o Lelo, comanda a rotina de treinos diários cujo objetivo é a avaliação dos jogadores.

Lelo explica que a fase é somente de avaliação de atletas e não de "peneira". Por enquanto, não há nomes confirmados para a formação do elenco que disputará a Segundona. “Continuamos aprimorando o trabalho dos atletas em experiência. O treinamento é para avaliação. Não é 'peneira'”, explica o técnico.

O presidente do Jabaquara, Adelino Rodrigues, ressalta que a avaliação é sem custo para o atleta, e que as inscrições já foram encerradas. O treinamento do elenco profissional do Leão da Caneleira ocorre de segunda à sexta-feira, no período da manhã, no Estádio Espanha, e não é aberto ao público.


Segundona 2020 - Fazer um bom papel no Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2020 é fundamental. Tudo porque a partir de 2021, a competição será dividida, com a criação de mais uma divisão, fazendo que a conhecida Bezinha tenha duas séries.

Portanto, das 16 equipes que avançam à fase decisiva da competição, campeão e vice garantem acesso ao Campeonato Paulista da Série A3 de 2021, enquanto os demais 14 times -junto com os dois rebaixados da Série A3 de 2020- vão compor a primeira série da Segunda Divisão. Os demais clubes integram a série abaixo. Por isto é fundamental que o Jabaquara alcance, ao menos, as oitavas da competição deste ano.

Victor Cedrón projeta inicio de nova temporada pelo Universidad César Vallejo

Foto: divulgação UCV

Victor Cedrón em ação pelo Universidad César Vallejo

Tudo pronto. Neste sábado, dia 1º, o Universidad César Vallejo fará a sua estreia no Campeonato Peruano de 2020. Às 22 horas (horário de Brasília), a equipe recebe o Deportivo Municipal, pela rodada inaugural do Torneo Apertura, que equivale ao primeiro turno da competição.

Entre os jogadores do César Vallejo, o início de temporada é visto de forma otimista. Este discurso é reforçado pelo meia Victor Cedrón, ex-Figueirense. "Temos trabalhado bastante ao longo das últimas semanas e creio que chegamos preparados para esta estreia", disse.

De acordo com o atleta, a preparação para a temporada foi boa "O grupo está muito focado em realizar uma boa temporada e vamos juntos em busca de grandes coisas", destacou o peruano, de 26 anos, que em 2019 atingiu a marca de 100 jogos pelos Poetas.


Focado no primeiro desafio pelo Campeonato Peruano, Cedrón projeta o confronto com o Deportivo Municipal. “Acredito que teremos uma partida difícil pela frente, as estreias costumam ser assim. Mas como falei, vejo o nosso time pronto para este primeiro jogo", explica.

Victor Cedrón afirma que o UCV tem um time forte "Possuímos um grupo qualificado e estaremos jogando diante da nossa torcida. Então temos tudo para iniciar o campeonato com um bom resultado", finalizou o meia, que no Peru também atuou por clubes como Alianza Lima, Juan Aurich e Melgar.

A apagada passagem de Müller pela Lusa

Por Lucas Paes

Muller jogou pela Lusa na Série B de 2003

Luis Antônio Corrêa da Costa, mais conhecido como Müller, foi enquanto jogador um dos grandes atacantes do futebol brasileiro nos anos 1990, tendo anos brilhantes no São Paulo, no Palmeiras e passagens boas por Santos, Torino e Cruzeiro. Já no finalzinho de sua carreira profissional, o ex-jogador, que completa neste dia 31 de janeiro seus 54 anos teve uma passagem relativamente apagada pela Lusa, em 2003. 

Na época, os rubro-verdes acabavam de ser rebaixados a Série B do Brasileirão e depois de um primeiro semestre onde as coisas deixaram a desejar, buscaram o atacante para reforçar o time na briga pela volta a Série A. Müller estava parado desde março de 2002, quando havia deixado o São Caetano. Foi anunciado na Lusa em julho de 2003. 

Demorou nove dias para que o atacante fizesse sua estreia com a camisa rubro-verde, jogando no Parque Antártica diante do Palmeiras. Marcaria seu primeiro (e único) gol com a camisa lusitana no dia 9 de setembro daquele ano, num duelo contra o Santa Cruz no Canindé. O gol ocorreu em jogada onde o atacante tirou dois zagueiros do Tricolor Pernambucano da jogada e mandou para o fundo das redes, porém o jogo terminaria em empate, com gol do Santa Cruz no finalzinho.


Müller acabou não durando muito tempo na Lusa. Deixou o time ainda antes do final da Série B de 2003, onde a Lusa sequer avançou até a fase decisiva, ficando na décima segunda colocação da competição. A Lusa ainda ficaria amargos anos na Série B até conseguir o acesso em 2007, com a terceira colocação, junto a Coritiba, Ipatinga e o Vitória.

Após a passagem pela equipe rubro-verde, Müller ainda jogaria pelo Ipatinga antes de anunciar a aposentadoria dos gramados, no ano de 2004. Chegou a voltar em 2015, aos 49 anos, pelo Fernandópolis, na Segunda Divisão Paulista, mas a ideia não foi muito longe, mesmo com ele marcando gol logo na estreia pelo Fefecê. 

XV de Jaú mandará os seus jogos na Segundona Paulista nas noites de sexta

Com informações do XV de Jaú
Foto: divulgação XV de Jaú

Estádio Zezinho Magalhães com os refletores acesos

A torcida do Galo pediu e a diretoria do XV de Jaú e da Head Soccer atenderam: os jogos do clube no Estádio Zezinho Magalhães serão noturnos no Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão. O Galo vai a campo às 20h30 das sextas-feiras quando for mandante na competição que começa no segundo fim de semana de abril.

“XV e Head Soccer definiram que as partidas serão às sextas, às 20h30. Fizemos uma opção pelo período noturno. Já tivemos jogos noturnos em amistosos, no Paulista Sub-20 e na Copa São Paulo e o torcedor respondeu bem”, diz o presidente do XV, Rodrigo Luiz Paulino.

“O período noturno é mais aconchegante para o torcedor, que fica melhor acomodado no estádio sem aquele sol ardente das manhãs de domingo. Vai ser bom também para os atletas desempenharem um bom futebol em busca do resultado”, argumentou o dirigente.

Iluminação em ordem - Ele lembra que ao longo de 2019 o clube e a Head Soccer fizeram a recuperação do sistema de iluminação, o que permitiu voltar a sediar jogos noturnos no Jauzão. Não se realizavam jogos à noite no estádio desde setembro de 2013. A reinauguração ocorreu em 18 de outubro no amistoso contra o time máster do Corinthians.

A tabela do campeonato deverá ser divulgada pela FPF até o dia 12 de fevereiro. O elenco começa a treinar em 10 de fevereiro,.

Todos os demais jogos do Galo no Jauzão serão no mesmo horário, exceto na última rodada, quando a Federação exige que os confrontos sejam disputados simultaneamente às 10h de domingo. Nas partidas como visitantes o XV vai seguir o que cada clube determinar.


Arbitral e regulamento - O Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão de 2020 tem início em 12 de abril e término em 3 de outubro e terá quatro grupos regionalizados. Na reunião de quarta-feira, os clubes também decidiram pela divisão do campeonato em duas séries em 2021. 

Em 2020, na primeira fase, os times se enfrentam dentro dos grupos em jogos de ida e volta, classificando quatro de cada chave para a fase de mata-mata. Os confrontos serão definidos de acordo com as campanhas dos classificados. Em caso de empate, prevalecerá o melhor desempenho nas fases anteriores. Em campo, a principal novidade é a possibilidade de cinco substituições em três atos. 

Das 16 equipes que avançam à fase decisiva da competição, campeão e vice garantem acesso ao Campeonato Paulista da Série A3 de 2021, enquanto os demais 14 times - junto com os dois rebaixados da Série A3 de 2020 - vão compor a primeira série da Segunda Divisão. Os demais clubes integrarão a série abaixo.

Dudu Lima espera controle do surto de coronavírus para estrear pelo Suncity Group

Fotos: divulgação Suncity Group

Dudu Lima está a três semanas em Macau

O surto de coronavírus, que começou na China e já atingiu outros países do mundo, começa a adiar calendários do futebol ao redor do planeta. Um desses casos é o da temporada do futebol de Macau, que teria os jogos começando em março e que foi cancelada até que haja um controle da situação. Esta medida vai atrasar a estreia oficial do atacante Dudu Lima no Suncity Group FC, que vai debutar na segunda divisão do ex-protetorado português em território chinês.

De acordo com o jogador, que é atleta gerenciado pela Maxxi Sport Academia e está a três semanas em Macau, o elenco do Suncity Group fez uma pré-temporada em Zhuhai, na China, onde fez dois jogos-treinos, uma vitória contra o Sub-23 do Gandhong FC e um empate contra a equipe local, e voltou para Macau, para continuar com a fase de preparação.

Porém, com o caso do coronavírus, a equipe teve que diminuir drasticamente a preparação. "O território de Macau entrou em alerta por causa do surto. Com isto, todas as atividades de treinamento foram adiadas. Estou mantendo a forma com treinamentos na academia. Porém, assim que a questão de saúde pública for resolvida, estarei em forma para ajudar a equipe a conquistar o acesso para a elite do futebol local", disse.

Na assinatura do contrato com o Suncity Group

Recomendado - Nascido em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, Dudu Lima, de 31 anos, teve passagens pelo futebol de seu estado natal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Após boas apresentações pelo União Frederiquense, na divisão de acesso gaúcha, foi para o Sete de Setembro de Dourados, do Mato Grosso do Sul, onde foi campeão estadual em 2016, e, depois disso, foi para a aventura asiática.

Ainda em 2016, ele foi para o Sài Gòn, do Vietnã, e não deixou mais a Ásia. Passou pelo Udan Thani FC, da Tailândia, o turco Ayvalikgücü, (apesar da Turquia ser filiada à Uefa e jogar como europeia, o time fica na cidade de Balikesir, no lado asiático do país) e o Zeravani, do Curdistão, no Iraque. Em todos estes times, uma característica marcou a passagem de Dudu Lima: muitos gols!


Com toda esta experiência no futebol asiático, ele acabou sendo indicado para defender o Suncity Group, de Macau. "Tenho um amigo, Jackson Souza, que atuou em Macau em 2017 e voltou para defender a equipe agora. Os dirigentes estavam procurando um atacante e ele me indicou", explicou como chegou ao clube.

Suncity Group - A equipe do Suncity Group é recente, mas promete se tornar uma das mais fortes de Macau, que é uma região autônoma da China. Na temporada passada, o time foi campeão da Terceira Divisão Local e está trabalhando para conquistar outro acesso seguido e, assim chegar à elite local.

Troca no comando do Penapolense: Alberto Félix no lugar de Edison Só

Foto: divulgação

Alberto Félix assume o Penapolense na continuação do campeonato

A derrota para o São Bernardo, pela terceira rodada do Campeonato Paulista da Série A2 2020, culminou com a queda do treinador Edison Só do comando do Penapolense. O anuncio da saída foi dado pelo presidente Nilso Moreira ontem no início da tarde desta quinta-feira, dia 30 de janeiro. No mesmo momento, o mandatário anunciou o novo técnico, Alberto Felix, que terá Gil Baiano de auxiliar. O treinador já passou pela equipe em 2011 e retorna agora para dirigir o destino da equipe.

Edison Só estava à frente do Penapolense desde o campeonato do ano passado e prosseguiu no início desta temporada. Porém, apesar de ter vencido o São Caetano na estreia (que, aliás foi a primeira equipe a trocar o treinador: Adãozinho saiu e Alexandre Gallo assumiu o cargo), por 3 a 2, as derrotas para Rio Claro (3 a 1) e São Bernardo (2 a 0) derrubaram o treinador.

Histórico - Alberto Félix iniciou a carreira de jogador pelo Fluminense em 1986. Passou por diversos clubes, como Vitória, América-SP, Ituano, Internacional e Bragantino, aonde chegou a Seleção Brasileira. Depois de deixar o Bragantino, Alberto atuou ainda pelo Remo, retornou ao clube anterior e defendeu as cores do Cruzeiro, Guarani e Portuguesa Santista.

Ainda teve passagem pelo América Mineiro e Londrina, seu último clube como jogador. pelo qual encerrou sua carreira, em 2004. Após isso formou-se em Gestão Desportiva pela Uniban, no qual fez, intercâmbios e estágios, até dar início a sua carreira de treinador, no Penapolense, em 2011 e ajudou a equipe a conquistar o único acesso para a elite do futebol Paulista na história.


No ano de 2012, recebeu um convite do Atibaia, para comandar o elenco principal e, no ano de 2013, também comandou a equipe sub-20, tendo deixado o clube no dia 1 de setembro, por motivos particulares. Depois, passou por várias equipes, entre elas Bragantino e São Bernardo FC.

Próximo jogo - O próximo compromisso do Penapolense, que tem três pontos no Campeonato Paulista da Série A2 2020,  será sábado, dia 1º de fevereiro, contra o Taubaté, um dos líderes da competição, com sete pontos, às 15 horas, no Estádio Joaquim de Moraes Filho, a casa do Burrão da Central.

Em noite de Raniel, Santos faz 2 a 0 na Inter de Limeira

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Felipe Jonatan "engraxa" a chuteira de Raniel, que marcou os dois do Peixe na partida

O Santos Futebol Clube recebeu a equipe da Inter de Limeira na noite desta quinta-feira (30), na Vila Belmiro, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Paulista, e venceu pelo placar de 2 a 0. Os gols dos comandados de Jesualdo Ferreira foram marcados por Raniel.

O Santos FC começou ditando o ritmo de jogo, impondo à Inter de Limeira o papel de se defender em seu campo. Aos 6 minutos, Felipe Jonatan descolou cruzamento venenoso pela esquerda e, após a bola espirrar na área, Tailson emendou de cabeça, assustando o goleiro Rafael. O time do interior de São Paulo tentou responder com Thomaz, que acabou isolando a bola.

O Peixe voltou a pressionar o adversário aos 17 minutos, com Raniel cruzando de longe e acertando a trave de Rafael. Era um aquecimento para o que viria cinco minutos depois: o mesmo Raniel, de muito longe, soltou o pé e acertou o ângulo de Rafael. Um golaço! O primeiro do atacante com a camisa do Peixe.

A Inter de Limeira tentou não mostrar abatimento com o tento sofrido e procurou equilibrar as ações, mas, dez minutos depois, quem novamente provocou um lance de perigo foi o Peixe: após bom cruzamento de Tailson, Uribe recebeu na área, mas não conseguiu dominar e ela ficou com o arqueiro adversário. Perto do final do primeiro tempo, após cobrança de escanteio de Diego Pituca, Raniel aproveitou bola mal afastada pela equipe adversária e anotou seu segundo na partida – e com o manto alvinegro.


O segundo tempo começou com boa oportunidade saindo dos pés de Uribe: após grande passe de Evandro, o colombiano recebeu cara a cara com Rafael Pin, mas não conseguiu concluir a gol. A Inter de Limeira tentou responder com Thomas, que chutou de fora da área e, após desvio providencial de Luiz Felipe, a bola acabou explodindo na trave.

A partida ficou truncada ao longo da segunda etapa, com poucas oportunidades para as duas partes. O destaque na reta final da partida ficou para Renyer, que estreou na equipe profissional ao substituir o também Menino da Vila Tailson. Com 16 anos e 6 meses, Renyer faz sua estreia antes de nomes como Robinho, Rodrygo e Araken Patusca.

Com o resultado, o Peixe chegou a 7 pontos na competição, seguindo na liderança do Grupo A. O próximo compromisso do alvinegro praiano na competição estadual será contra o Timão, neste domingo (2), às 11 horas, na Arena Corinthians, em São Paulo. Já a Inter encara a Ponte Preta na segunda-feira, dia 3, às 17 horas, no Estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira.

Fluminense apresenta elenco principal visando Brasileirão Feminino A-2

Foto: Mailson Santana/ FFC

Jogadoras do elenco do Fluminense para 2020

O Fluminense já está pronto para o início da temporada. Na última quarta-feira (29), o tricolor apresentou a equipe que disputará o Campeonato Brasileiro Feminino A-2 de 2020 nas Laranjeiras, sede do clube. Com oito reforços, o Flu terá o elenco com 24 jogadoras comandado pela técnica Thaissan Passos.

Durante a reapresentação, as atletas foram recebidas pelo ídolo Romerito no Salão Nobre da sede tricolor. Nesta temporada, a equipe feminina ganhou um novo centro de treinamentos e ficará junto com as categorias de base em Xerém. Além do Brasileiro, o time também disputará o Campeonato Carioca no fim do ano.

"Tivemos um excelente ano em 2019, com desenvolvimento da modalidade e resultados positivos para o Fluminense. Com a reapresentação, iniciamos a pré-temporada e estaremos em Xerém, nas novas instalações. Será fundamental para aprimorar o trabalho do futebol feminino em 2020", disse Amanda Storck, gerente de futebol feminino.


Confira a lista das atletas:

Goleiras: Luana e Suzani

Zagueiras: Dani Serrão, Fernanda, Isabela, Júlia e Roberta

Laterais: Andressa, Isabelle, Miriam, Sabrina e Thaynara

Meio-campo: Andresa, Edilene, Gabriella, Kelly, Maria Luiza e Patricia

Atacantes: Ana Karina, Marly, Natasha, Rayane, Vilmara e Vitória

Chicão e a "Batalha de Rosário" na Copa de 1978

Foto: Arquivo Fifa

Chicão, com a bola no pé, foi o destaque na "Batalha de Rosário"

Um dos jogos mais duros e pegados da história das Copas do Mundo aconteceu na segunda rodada da segunda fase da edição de 1978, realizada na Argentina, no dia 18 de junho, no Gigante de Arroyito, em Rosário, entre a seleção da casa e o Brasil, que terminou em 0 a 0, com o embate ficando conhecido como "A Batalha de Rosário". Um dos grandes destaques da partida, por sua firmeza, foi o volante Chicão, que completaria 71 anos neste 30 de janeiro de 2020.

Nascido em Piracicaba, ele começou no XV local. Depois, passou por União Barbarense, São Bento e Ponte Preta, até chegar no São Paulo, em 1973. No Tricolor, virou titular da equipe, conquistando o Campeonato Paulista de 1975 e o Brasileiro de 1977. Suas atuações pelo time do Morumbi fizeram com que Cláudio Coutinho o levasse para a Copa do Mundo de 1978.

Era um jogador supervalente, que não tinha medo de cara feia e apavorava os que tinham. Comandava o time. Era tão forte e determinado que um problema crônico no nervo ciático mal o atrapalhava. Durante a Copa, o técnico brasileiro escalou um meio de campo sem Chicão em jogos tranquilos e com Chicão nos outros, podem acreditar.

O jogo contra a Argentina não era dos tranquilos, então o camisa 21 canarinho estava entre os 11 titulares. E em um jogo pegado, com muita catimba, se destacou. Não teve medo da cara feia dos argentinos, apontou dedo na cara, botou a mão no peito dos adversários e ainda destruía as jogadas da Albiceleste como poucos.

A escolha por Chicão, ao invés de Toninho Cerezo, foi acertada até certo ponto, pois o volante sãopaulino mandou no meio-de-campo naquele dia e conseguiu neutralizar as tramas argentinas. Porém, o time perdeu em poder ofensivo e a partida acabou em 0 a 0, o que seria uma fatalidade, que só seria descoberta na rodada seguinte.


Porém, o grande nome era Chicão. Após o confronto complicado, um repórter perguntou ao bravo volante o que ele achou da pressão dos torcedores adversários. Ele, bem humorado, mas também sincero, de pronto respondeu: "Não senti nada, não. Difícil é jogar lá em Piracicaba, com os 'caboclo tacando bloco' na tua cabeça".

Porém, na última rodada, o Brasil venceu a Polônia por 3 a 1, mas a Argentina goleou o Peru por 6 a 0, contando com a ajuda do goleiro Quiroga (argentino naturalizado peruano) e avançou para a final ficando à frente do Time Canarinho no saldo de gols. Ah se aquele jogo anterior tivesse sido 1 a 0 para os brasileiros? Porém, a atuação de Chicão, que faleceu em 8 de outubro de 2008, ficou para a história.

Atlético Roraima surpreende e tira zagueiro Marinho da aposentadoria

Foto: divulgação Atlético Roraima

Marinho foi apresentado pelo gestor Marcelo Pereira, durante a pré-temporada em São Vicente

O futebol roraimense foi surpreendido no último sábado, dia 25, com a notícia de que o Atlético contratou o zagueiro Marinho, de 43 anos, conhecido por passagens por Grêmio, Atlético Paranaense e Corinthians, mas que o último registro como atleta profissional foi em 2011, pelo Sport Barueri, de acordo com o site O Gol.

Depois do anúncio, feito em vídeo divulgado nas mídias sociais do clube, Marinho foi apresentado pelo gestor de futebol do Atlético Roraima, Marcelo Pereira, da MM Sports, na segunda-feira, dia 27, em São Vicente-SP, onde a equipe faz a pré-temporada.

"Estou muito feliz em defender o Atlético Roraima. A apresentação foi legal, já iniciei os trabalhos. Agora é fazer uma boa preparação para chegarmos em Boa Vista bem e, se Deus permitir, fazer um belo trabalho, com a conquista do título, colocando a equipe no lugar em que ela merece", explicou o atleta, que já está fazendo as atividades da pré-temporada.

Carreira - Nascido em Santos, no dia 1º de abril de 1976, Mário Custódio Nazaré, o Marinho, começou na Portuguesa Santista, onde se profissionalizou em 1996, e teve uma breve passagem pelo Sub-20 do Corinthians. Depois, jogou no Guarani, Grêmio, Besiktas, Ponte Preta, Atlético Paranaense, Corinthians, novamente Ponte Preta e seu último registro foi no Sport Barueri, em 2011.


Na carreira, Marinho foi campeão gaúcho e da Copa do Brasil, pelo Grêmio, em 2001, vice brasileiro pelo Atlético Paranaense, em 2004, e conquistando este título pelo Corinthians no ano seguinte. Pela Ponte Preta, foi campeão do interior em 2009.

Atlético Roraima - Maior vencedor do estado, o Atlético Roraima, em 2019, foi o terceiro colocado no Roraimense e foi o último colocado do Grupo A3 da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, com apenas um ponto.

Neste ano, além do estadual, que está previsto para começar em 14 de fevereiro, com a presença de apenas quatro equipes, o Tricolor da Mecejana estará novamente na Série D do Brasileiro. A equipe será dirigida pelo experiente Dário Lourenço, que já passou pelo Vasco e ficou conhecido pelo trabalho com o Volta Redonda, em 2005, quando foi vice-campeão no Rio de Janeiro.

Taubaté surpreende a Lusa e vence por 1 a 0 em pleno Canindé

Foto: Caíque Toledo/EC Taubaté

Taubaté conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira

O Taubaté segue com tudo na Série A2 do Campeonato Paulista. Jogando fora de casa, na noite desta quarta-feira, dia 29, o Burro da Central venceu a Portuguesa por 1 a 0 no estádio do Canindé, em São Paulo, garantindo mais três pontos e dividindo a liderança da competição. O Alviazul abriu o placar logo no início da primeira etapa, em um golaço do centroavante Ermínio. Depois, com boa atuação do sistema defensivo e do goleiro William, conseguiu alcançar sete pontos.

Logo no primeiro ataque da partida, o Burro conseguiu abrir o placar. Após boa trama de passes, Malcoon cruzou da esquerda e o atacante Ermínio mostrou toda sua qualidade, dando um lindo voleio para marcar um golaço no Canindé. O gol animou o Alviazul, que tentou criar novas oportunidades, e teve boa posse de bola. No entanto, foi o time da casa que, pressionado pelo resultado adverso, tentou a igualdade, mas foram poucas as bolas na direção de William, que mal trabalhou na primeira etapa.

Já na segunda etapa, a Portuguesa foi para cima e tentou empurrar o Burro para o campo de defesa. Os mandantes tiveram boas chances, sendo que uma parou na trave, e, nas outras duas, o goleiro William fez grandes defesas para salvar o Alviazul. No final, o Taubaté ainda levou perigo em bolas paradas, principalmente em um chute de Boquita após sobra de escanteio que tinha endereço certo e explodiu no zagueiro.


Mais para o fim do confronto, o Burro da Central soube trabalhar a vantagem e pouco sofreu nos minutos finais. A Portuguesa esbarrou na sua própria afobação e não conseguiu o empate. Com isso, o Taubaté confirmou a vitória, os três pontos e a manutenção na liderança do torneio.

Invicto no torneio, agora o Burro se prepara para mais um jogo em casa. No sábado, às 15 horas, encara a Penapolense no Joaquinzão, em Taubaté. Já a Lusa terá pela frente o Votuporanguense, no domingo, às 10 horas, na Arena Plínio Marin, em Votuporanga.

Linense e EC São Bernardo empatam em jogo pelo Paulistão A3

Foto: João Victor Rimoli/EC São Bernardo

O EC São Bernardo saiu de Lins com um ponto na bagagem

Na noite desta quarta-feira, dia 29, Linense e EC São Bernardo se enfrentaram pela segunda rodada do Campeonato Paulista da Série A3 de 2020, no Estádio Gilbertão em Lins. A partida foi equilibrada e, com gols no primeiro tempo, terminou empatada em 1 a 1.

As duas equipes tiveram estreias distintas na competição. O Cachorrão, mesmo atuando em casa, foi derrotado pelo Noroeste por 2 a 0. Já o Linense teve um primeiro jogo totalmente diferente: como visitante, venceu o Marília pelo placar de 1 a 0.

O primeiro tempo foi bastante movimentado, com as duas equipes tentando sair por jogo. Porém, quem abriu o marcador foram os donos da casa, com Teco, de cabeça, aos 35'. Porém, os torcedores do Elefante não tiveram muito tempo para comemorar, já que Vitor Sapo, também de cabeça, empatou o jogo para o EC São Bernardo, três minutos depois.


Na segunda etapa, a partida caiu de ritmo. Empurrado por seu torcedor, o Linense até tentou buscar o gol da vitória, mas a defesa do Cachorrão, bem postada, conseguiu segurar o ímpeto do time da casa. Assim, a partida terminou empatada em 1 a 1.

Os dois times voltam a campo no próximo sábado, dia 1º, e ambos fora de casa. O Linense vai até Santa Bárbara d'Oeste, onde enfrenta o Capivariano, no Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, às 15 horas. Já o EC São Bernardo encara o Paulista, no Jayme Cintra, em Jundiaí, com a partida começando às 16 horas.

Fora de casa, Briosa faz 2 a 0 no Audax e vence a primeira no Paulistão A2

Colaborações de Lucas Paes e Leandro Von Zuben
Foto: Lucas Paes

Partida foi realizada no Estádio José Liberatti

Na terceira rodada do Campeonato Paulista da Série A2 de 2020, a Portuguesa Santista conquista a sua primeira vitória. E foi fora de casa! Em partida realizada no Estádio José Liberatti, em Osasco, na noite desta quarta-feira, dia 29, a Briosa encarou o Audax e venceu pelo placar de 2 a 0, com gols de Kalil e Luís Felipe, ambos no segundo tempo.

A Portuguesa Santista fez um ponto nos dois jogos que fez até aqui na competição: derrota, fora de casa, para o Sertãozinho, por 2 a 1, e um empate em 0 a 0 com o Atibaia, no Estádio Ulrico Mursa. Já o Audax estreou com empate, em casa, em 1 a 1 com o Taubaté e depois teve outra igualdade: 2 a 2 com o XV de Piracicaba, como visitante.

Os primeiros 25 minutos de partida foram de muita pressão do Osasco Audax em cima da Portuguesa Santista. O time da casa tinha tramas bem trabalhadas, principalmente com Marcondele, Wesley e Marreta. Porém, a defesa da Briosa conseguia travar boa parte das jogadas e as outras havia má finalização.

Depois, a Briosa equilibrou as ações. Barboza, após jogada de Léo Costa, desperdiçou boa chance de abrir o marcador para os visitantes. Depois, as duas equipes se revezavam no controle da partida, que foi para o intervalo com o placar de 0 a 0.

A Portuguesa Santista voltou melhor no segundo tempo e abriu o marcador aos 5 minutos. Em rápido contra-ataque puxado por Emerson Guioto, que entrou no intervalo, Kalil, também vindo do banco de reservas e fazendo a sua estreia com a camisa Rubro Verde, recebeu a bola e, na área, fuzilou para fazer 1 a 0 para a Portuguesa Santista. Aos 12', Marreta teve tudo para igualar o marcador, mas acabou finalizando para fora.


Atrás no marcador, o Audax tentou pressionar a Briosa, para tentar o gol de empate. Por um certo tempo, o time de Osasco por pouco não empatou. Porém, aos poucos, a Portuguesa Santista foi conseguindo travar as ações do adversário e apostar nos contra-ataques. Aos 36', Samuel teve grande chance para marcar para os mandantes, mas finalizou para fora.

Ainda teve tempo para a Portuguesa Santista fazer o segundo. Aos 47 minutos, Santiago puxou o contra-ataque, segurou a bola e serviu Luís Felipe, que chegou batendo a bola para o fundo das redes. Final de jogo em Osasco e vitória da Briosa pelo placar de 2 a 0.

Na próxima rodada, o Osasco Audax joga no sábado, dia 1º, às 16 horas, contra o Red Bull Brasil, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Já a Portuguesa Santista entre em campo no domingo, dia 2, quando terá pela frente o Rio Claro, às 10 horas, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos.

Pelo Paulista da A3, Nacional goleia o Olímpia no Nicolau Alayon

Com a colaboração de Luiz Felipe Gaspar
Foto: Bruno Uliveri/Nacional AC

Nacional fez um belo resultado na tarde desta quarta-feira

O Nacional conquistou um grande resultado na segunda rodada do Campeonato Paulista da Série A3 de 2020. Jogando no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, na tarde desta quarta-feira, dia 29, o time ferroviário da Barra Funda encarou o Olímpia e goleou pelo placar de 4 a 1.

Nacional e Olímpia fizeram um jogo bem aperto no primeiro tempo, com chances para os dois lados. Os donos da casa chegaram com mais perigo ao gol adversário, mas também não conseguiram balançar às redes. A melhor delas veio aos 15 minutos, quandoo Thiago Pereira fez bela jogada pela direita e contraou Léo Ribeiro livre na área. O atacante chegou chutando de chapa, mas não pegou bem na bola e ela saiu pela linha de fundo.

Enquanto isso, o Olímpia seguiu com uma marcação alta e abusando dos contra-ataques. Mas, mais uma vez, foi o Nacional que seguiu mais próximo de tirar o zero do placar. Aos 39 minutos, Lauder arriscou de fora da área, e a bola saiu raspando o travessão adversário. Até por conta disso, o primeiro tempo terminou mesmo empatado sem gols.

O Olímpia voltou melhor para o segundo tempo, mas foi o Nacional que tirou o zero do placar. Em uma jogada ensaiada, aos oito minutos, Matheus Teta cobrou escanteio curto, Vinicius Faria rolou para tás e André Rocha apareceu na entrada da área e soltou o pé, mandando a bola para o fundo da rede, sem chances para o goleiro adversário que só olhou a bola entrar. À partir daí, o Nacional ganhou ainda mais espaço e logo ampliou o placar.


Aos 25 minutos, Vinicius Faria recebeu atrás do meio-campo, foi avançando, passou por quatro defensores e quando ficou de cara para o gol, bateu na saída do goleiro, marcando um golaço. Nos minutos finais, o duelo seguiu movimentado e os donos da casa marcaram mais dois gols. Aos 38 minutos, André Rocha fez mais um em um chute de fora da área e aos 41 minutos, Edson, que havia acabado de entrar na partida, contou com a sorte para deixar sua marca. No minuto seguinte, Felipe Fumaça descontou para o Olímpia e deu números finais ao duelo: 4 a 1.

Olímpia entra em campo no domingo (02) quando encara o Barretos no clássico regional, em casa, no Estádio Maria Tereza Breda, às 10 horas. No dia anterior, às 15 horas, o Nacional recebe o Comercial no Estádio Nicolau Alayon.

Conselho Técnico define diretrizes da Segunda Divisão Paulista 2020

Foto: Rodrigo Corsi/FPF

Conselho Arbitral foi realizado nesta quarta-feira

O Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão de 2020 tem início em 12 de abril e término em 3 de outubro e terá quatro grupos regionalizados. Isto foi definido no Conselho Técnico da competição, realizado nesta quarta-feira, dia 29, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF). Na reunião, os clubes também decidiram pela divisão do campeonato em duas séries em 2021.

Em 2020, na primeira fase, os times se enfrentam dentro dos grupos em jogos de ida e volta, classificando quatro de cada chave para a fase de mata-mata. Os confrontos serão definidos de acordo com as campanhas dos classificados. Em caso de empate, prevalecerá o melhor desempenho nas fases anteriores. Em campo, a principal novidade é a possibilidade de cinco substituições em três atos.

Das 16 equipes que avançam à fase decisiva da competição, campeão e vice garantem acesso ao Campeonato Paulista da Série A3 de 2021, enquanto os demais 14 times, junto com os dois rebaixados da Série A3 de 2020, vão compor a primeira série da Segunda Divisão. Os demais clubes integram a série abaixo.


De acordo com informações, estas poderão ser as equipes que estarão na competição: América, Amparo, Andradina, Araçatuba, Assisense, Atlético Mogi, Bandeirante, Barcelona, Barueri, Brasilis, Flamengo, Francana, Grêmio Prudente, Guarulhos, Independente, Inter de Bebedouro, Itararé, Jabaquara, Jaguariuna, Joseense, Manthiquiera, Matonense, Mauá, Mauaense, Mogi Mirim, Osasco FC , Osvaldo Cruz, Rio Branco, Sãocarlense, São Carlos, São José, CATS, Tanabi, Taquaritinga, União Barbarense, Tupã, USAC, União Mogi, Vocem e XV de Jaú.

Porém, vale ressaltar que, oficialmente, a lista de times participantes da competição só será divulgada junto com a formação dos grupos da primeira fase da competição. Esta informação deve ser fornecida pela Federação Paulista de Futebol nos próximos dias.

Juventus empata com o Monte Azul fora de casa

Foto: Ale Vianna/Juventus

Jogo equilibrado e empate em 1 a 1 entre Monte Azul e Juventus

Monte Azul e Juventus fizeram uma das partidas que abriram a terceira rodada do Campeonato Paulista da Série A2 de 2020, na tarde desta quarta-feira, dia 29, no Estádio Otacília Patrícia Arroyo, em Monte Azul Paulista. O equilíbrio marcou o embate, que terminou empatado em 1 a 1.

As duas equipes ainda não perderam na competição. O Juventus estreou goleando o Votuporanguense, fora de casa, por 4 a 0, e depois empatou com o Sertãozinho, na Rua Javari, em 1 a 1. Já o Monte Azul começou o torneio em casa, ganhando do Rio Claro, por 2 a 0, e depois empatou com o São Caetano, no ABC, em 1 a 1.

Mesmo com o calor, o jogo começou com as duas equipes querendo buscar o ataque. Com esta postura, o Monte Azul abriu o marcador aos 12 minutos, com o gol de Gabriel. Porém, o embate continuou equilibrado e o Juventus chegou ao empate aos 27 minutos, com Danilo. Depois, ambos os adversários ainda tiveram chances, mas a partida foi para o intervalo com o placar de 1 a 1.


O ritmo caiu no segundo tempo. O ímpeto das duas equipes não foi o mesmo, se comparado à etapa inicial, principalmente devido ao calor. Jogando em seus domínios, o Monte Azul até tentou mais, mas nada que pudesse assustar a defesa do Juventus. Assim, a partida terminou com o placar de 1 a 1.

Na próxima rodada, as duas equipes jogam no domingo, dia 2, às 10 horas. O Juventus terá pela frente o São Caetano, na Rua Javari, em São Paulo. Já o Monte Azul vai até Sertãozinho, onde encara a equipe da casa, no Frederico Dalmaso.

O início de Romário no Olaria

Por Lucas Paes
Foto: arquivo Olaria

Romário jogou na base do Olaria

Romário é um dos maiores nomes da história do futebol mundial. O baixinho ficou conhecido ao longo de sua carreira como o "Rei da Pequena Área" e marcou época no futebol brasileiro jogando por Vasco, Flamengo e Fluminense, além de passagens ótimas por PSV e Barcelona na Europa. Além de tudo isso, o Baixinho ainda foi protagonista direto do quarto título mundial da Seleção Brasileira. Neste dia 29, o ex-jogador completa 54 anos. Muito antes de começar a jogar pelo Vasco, ainda um garoto, Romário jogou na base pelo Olaria.

O irreverente e ousado Baixinho começou sua trajetória do futebol no Estrelinha, time de bairro fundado por seu pai, onde começou a desenvolver sua habilidade e velocidade, que o davam vantagem sobre zagueiros maiores. Ao perceber o talento do garoto, seu pai, Sr. Edevair, levou Romário para fazer um teste no Vasco, onde o baixinho acabou não sendo aprovado. Acabou sendo levado por um olheiro para o Olaria, então, com apenas 13 anos, em 1979, entrando na categoria infantil. 

Em seu primeiro ano no Olaria, Romário foi artilheiro e campeão do Campeonato Carioca de sua categoria. Continuou tendo desempenho bom no ano de 1980. No início de 1981, acabou sendo procurado pelo Vasco de Gama, para onde acabou "se transferindo", não sem antes acabar envolvido numa problemática causada pelas circunstâncias da época. Como não havia na época nenhum tipo de vínculo entre Romário e Olaria, o Vasco simplesmente o levou para treinar na base cruzamaltina.


Se sentido prejudicado, porém, o Olaria usou do direito que tinha de reclamar sobre ser prejudicado na transferência do Baixinho, fazendo com que Romário ficasse um ano inteiro sem poder jogar pelo Vasco. Há quem diga também que tal fato teve a ver com a idade, já que ele não poderia se profissionalizar ou ter um "passe" até os 16 anos, além de ser muito mais novo que os jogadores de sua categoria, já que jogava um campeonato "sub-15" com apenas 13 anos. De qualquer jeito, ele ficou um ano sem jogar pela base vascaína. 

Depois de um ano de molho, Romário passou a jogar pelas categorias de base do Vasco, onde completa sua formação até 1986, quando finalmente passa a jogar pelo time profissional do Cruzmaltino. O resto, como nós todos sabemos, é história, uma das mais brilhantes do futebol mundial, recheada de gols e de momentos onde o Baixinho deu alegria ao torcedor. 

Brasil complica jogo fácil, mas vence a Bolívia e avança antecipadamente no Pré-Olímpico

Foto: divulgação Conmebol

Brasil complicou um jogo fácil, mas venceu por 4 a 3

Em partida realizada na noite desta terça-feira, dia 28, terminando já na madrugada de quarta, no horário de Brasília, o Brasil teve tudo para golear a Bolívia, no Estádio Olímpico, em Armênia, na Colômbia, pelo Torneio Pré-Olímpico. Chegando a estar vencendo por 4 a 1, o time canarinho vacilou, tomou dois gols bolivianos, mas ainda assim fez um no final e triunfou pelo placar de 5 a 3.

O Brasil folgou na rodada anterior, mas vinha e duas vitórias: 1 a 0 contra o Peru e 3 a 1 sobre o Uruguai, quando fez boa apresentação. Já a Bolívia não jogou na abertura do grupo e depois perdeu para o Paraguai, por 2 a 0, e venceu o Uruguai por 3 a 2.

O time canarinho começou o jogo em ritmo acelerado e abriu o marcador logo no segundo minuto de partida, com Antony, após cruzamento de Paulinho. Aos 15', saiu o segundo, com Matheus Cunha, em posição de impedimento. Vale ressaltar que não tem VAR no Pré-Olímpico.

A Bolívia até esboçou uma reação e diminuiu aos 19', com Abrego, após bom passe de Vaca. Porém, o Brasil dominava a partida e chegou ao terceiro gol aos 38 minutos, com Guga, após jogada de Matheus Henrique. Assim, a partida foi para o intervalo com o placar de 3 a 1.

Na segunda etapa, a Seleção Brasileira não diminuiu o ritmo e ampliou o marcador aos 15 minutos. Em contra-ataque, Antony serviu Paulinho, que deu um passe preciso para Reinier fazer mais um: 4 a 1 para o time canarinho.


A Bolívia voltou a acordar na partida e marcou duas vezes. A primeira aos 25 minutos, com Abrego, após passe de John García, e a segunda aos 33', com Reyes, após cruzamento de Saldías. O ímpeto boliviano diminuiu a partir dos 42', quando Vaca foi expulso, após entrada maldosa em Antony.

O time brasileiro ainda teve tempo pra fazer mais um: aos 49', Pepê balançou as redes, após passe de Caio Henrique. E assim, mesmo se complicando em uma partida que parecia fácil, o Brasil venceu por 5 a 3 e garantiu sua classificação antecipada para o quadrangular decisivo da competição.

A última rodada do Grupo B da primeira fase do Torneio Pré-Olímpico para Tóquio 2020, na Colômbia, acontece nesta sexta-feira, dia 31. Às 20 horas, a Bolívia encara o Peru, enquanto às 22h30, o Brasil terá pela frente o Paraguai. Os jogos serão realizados no Estádio Centenário, em Armênia.

Velo Clube vence a primeira e dorme na liderança do Paulista A3

Foto: Pedro Sarti

Comemoração em um dos gols do Velo Clube na partida

O Velo Clube venceu pela primeira vez no Campeonato Paulista da Série A3 de 2020. O time de Rio Claro recebeu o Rio Preto, no Benitão, pela partida que abriu a segunda rodada da competição, e conquistou vitória por 2 a 0.

Como empatou sem gols com o Olímpia na estreia, o Velo Clube chega agora aos quatro pontos e dorme na liderança da competição. No entanto, quatro clubes com três pontos e outros cinco com um ainda jogam na rodada e podem ultrapassar a equipe rio-clarense. O Rio Preto fica estacionado nos três pontos. O time tinha batido o Comercial por 1 a 0 na estreia e agora conheceu sua primeira derrota.

O jogo começou equilibrado e com o Rio Preto criando as principais chances de gol, mas o goleiro Filipe Garça garantiu que o placar não fosse movimentado nos primeiros minutos.

Quando respondeu, no entanto, o Velo Clube foi fatal. Aos 23 minutos, o volante Eurico pegou a sobra de bola rebatida pela defesa e acertou um lindo chute da entrada da área para abrir o placar.

Na segunda etapa, o time da casa seguiu perigoso, principalmente nas jogadas pelo lado direito, e ampliou aos 27 minutos com Rodney. Ele tabelou com Lucas Negueba, invadiu a área e bateu cruzado para fazer um bonito gol e sacramentar a vitória.


O Rio Preto ainda tentou responder nos minutos finais, mas não teve forças para buscar uma reação. Aparentando maior vigor físico, o Velo Clube administrou a vantagem e controlou a partida sem sustos até o apito final.

Os dois times voltam a campo no próximo sábado (1), pela terceira rodada da Série A3. O Rio Preto recebe o Noroeste, no Anísio Haddad, enquanto o Velo Clube joga contra o Desportivo Brasil, no Benitão, em Rio Claro.

No Rio Branco, Felipe Nunes fala do início no Campeonato Paranaense

Foto: divulgação Rio Branco

Felipe Nunes defendendo o Rio Branco de Paranaguá

Felipe Nunes fala do início no Campeonato Paranaense contra os times grandes e projeta classificação para a próxima fase. Apesar de ter apenas dois pontos em três jogos, a equipe mostrou grande desempenho nas partidas.

Três rodadas do Campeonato Paranaense passaram e o Rio Branco, do meio-campista Felipe Nunes, está na nona posição com apenas dois pontos, mas apesar de não ter vencido ainda, a equipe arrancou empates contra o Paraná e Coritiba.

“O desempenho da equipe nesses três jogos foi muito bom, demonstramos contra times de tradição que temos qualidade e que podíamos ter vencido os jogos”, comentou o meia.

Agora, o Rio Branco vai ter seis jogos seguidos contra times que detém o mesmo nível de investimento, podendo começar a vencer e subir na tabela para conseguir a classificação para as quartas de final da competição. O meia espera que a equipe possa ganhar os próximos jogos.


“Enfrentamos times de tradição do estado e agora vamos jogar mais quatro jogos em casa e dentro de casa nós somos mais fortes. Com a ajuda do nosso torcedor nós temos totais condições de conseguir essa vaga”, finalizou. O jogador tem um gol na competição marcado contra o Coritiba no Couto Pereira.

O próximo jogo do Rio Branco é nesta quarta-feira, dia 29, às 16 horas contra o Cascavel CR. A partida está marcada para o Estádio Nelson Medrado Dias, em Paranaguá.

Liga de Futebol divulga calendário da Taça Paulista 2020

Foto: divulgação Liga de Futebol Paulista

Palco da premiação dos torneios em 2019

A Liga de Futebol Paulista, filiada à Liga Nacional de Futebol do Brasil, presidida pela advogada Gislaine Nunes, divulgou o calendário de competições da entidade no ano de 2020. A pretensão é organizar seis torneios na temporada.

De acordo com a divulgação, o calendário será aberto com a Taça Paulista, nas categorias Sub-17 e Sub-20, que estão previstos para iniciarem em 22 de março, com a final sendo realizada em 21 de junho. Já a Taça Paulista, nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-23 (profissional), tem previsão de começar em 23 de agosto, com as finais em 22 de novembro.

Sub-17 e Sub-20 - Além da previsão de início da Taça Paulista, nas categorias Sub-17 e Sub-20, a Liga também divulgou algumas informações sobre a competição. A primeira é que haverá premiações: o campeão vai faturar R$ 10 mil e o vice R$ 5 mil, em ambas as categorias, além de troféus e medalhas.

A expectativa da entidade é que a competição tenha de 16 a 24 equipes envolvidas. Entre os possíveis participantes estão Vila Nova de Marília, Jaboticabal Atlético, Bebedouro SC, Rádium de Mococa, Jalesense AC, Rose'n Boys de Franca, Matão EC, Arujaense EC, MSA de Mogi Guaçu, Valparaíso FC, AFF de SJ Rio Preto,Grêmio BV Rio Claro, Peruíbe EC, T. Esportes Mauá, Corinthians de Presidente Prudente, Raça de Hortolândia, Agudos, Botucatu, Sertãozinho, Montealtense e Tietê estariam se preparando para disputarem os dois torneios.


De acordo com a Liga de Futebol Paulista, a entidade conta atualmente com 40 clubes filiados, sendo que alguns estão licenciados. Porém, para 2020 há mais oito clubes que estão em fase de filiação. "Clubes de tradição no futebol paulista", segundo uma fonte.

2019 - Na temporada passada, a Liga de Futebol Paulista organizou dois torneios: a Taça Paulista, nas categorias Sub-16 e Sub-19. O Jalesense, na primeira, e o Garça, na segunda, foram os grandes campeões das competições, que tiveram as finais sendo realizadas no Pacaembu, na capital do estado, em 4 de agosto.

Torcedores do interior de São Paulo e Santos foram impedidos de ver seu time em campo

Por Lula Terras
Foto: Ivan Storti/Santos FC

Guarani e Santos, em Campinas, foi com torcida única

Está cada vez mais difícil acompanhar o futebol brasileiro, principalmente para quem ama a modalidade que, a cada ano, perde espaço para outras modalidades, como o voleibol e o futebol de salão, que lotam as quadras e já tem seu espaço cativo na mídia televisiva. Além da qualidade sofrível demonstrada em campo, temos a lamentar, outro absurdo quem vem acontecendo, a imposição, por parte das autoridades polícias para a realização de partidas, com torcida única, como aconteceu neste final de semana, em Araraquara e Campinas. 

Válidos pela segunda rodada do Campeonato Paulista da Série A, em Araraquara o jogo entre Palmeiras 0 a 0 São Paulo e, em Campinas, Guarani 1 a 2 Santos, os torcedores são paulinos e santistas, mesmo os que residem nas redondezas dessas cidades, ficaram proibidos de assistir o jogo de seu time, no estádio. 

Para mim, a imposição, que vem desde 2016, atingindo os quatro grandes de São Paulo, em seus estádios, está sendo extrapolada, por parte dos responsáveis pela segurança, atingindo agora, o Interior do Estado, onde residem milhares de torcedores das grandes equipes paulistas. O argumento de evitar os confrontos entre os torcedores no estádio, não cola, é só acompanhar os noticiários pós-jogo, que mostra os confrontos, acontecendo em outras localidades, geralmente, convocadas pelos líderes de gangues, através das redes sociais.


Fica então uma sugestão à Federação Paulista de Futebol, que recebe muito dinheiro, durante suas competições. Uma vez que as autoridades, sob o argumento de não ter homens o suficiente para o serviço, não permitem jogos com duas torcidas por que então não contrata empresas especializadas em segurança, com funcionários capacitados para controlar situações de risco e deixa para a Polícia Militar, a função que já é sua, de colocar seu serviço de inteligência para, um trabalho preventivo, como monitorar os grupos violentos, através de suas redes sociais, e garantir a segurança nas ruas próximas ao estádio. Se houver outras medidas mais eficientes que as coloquem em prática, é sempre melhor do que manter os torcedores longe dos estádios. 

A continuar assim, muito em breve não teremos mais jogos abertos à qualquer torcedor, como sempre foi sua essência.

Fausto, o 'Maravilha Negra', no Barcelona

Foto: arquivo Barcelona

Fausto com a camisa do Barcelona: um dos primeiros brasileiros no clube catalão

Neste 28 de janeiro de 2020, está completando 115 anos do nascimento de um dos maiores jogadores da fase de transição entre o amadorismo e profissionalismo do futebol brasileiro. Estamos falando de Fausto, que ficou conhecido como o 'Maravilha Negra'. O volante, ao lado do goleiro Jaguaré, foi o primeiro brasileiro a atuar no Barcelona.

Nascido no Rio de Janeiro, Fausto começou no Bangu, onde já se tornou um dos grandes jogadores do Rio de Janeiro, mas também ficou conhecido por sua vida boêmia. Em 1928, foi para o Vasco, onde tornou-se um dos líderes do time campeão carioca de 1929. Estas atuações o fizeram ir à Copa do Mundo de 1930, onde recebeu o apelido de 'Maravilha Negra', dado pelos uruguaios, mesmo com o Brasil não indo tão bem na competição.

Mas a história dele com o Barcelona começou em 1931. O Vasco da Gama foi o primeiro time do Rio de Janeiro a excursionar na Europa. O cruzmaltino encarou o time catalão e perdeu por 3 a 2 em 28 de junho daquele ano. No dia seguinte houve a revanche e os brasileiros levaram a melhor, ganhando por 3 a 2.

O Vasco voltou ao Brasil em alta, pois tinha vencido um time europeu e com a Copa Myrurgia na bagagem. Porém, dois jogadores acabaram ficando na Catalunha: o goleiro Jaguaré e o volante Fausto. E aí começava a história da 'Maravilha Negra' pelo Barcelona.

Fausto fez grandes atuações pelo Barcelona. Chegou a, inclusive, a receber um elogio da revista France Football quando a sua equipe se apresentou em Paris. “Ele faz com espantosa facilidade o que outros fariam com um esforço sobre-humano. Fausto, com seu futebol maravilhoso, veio ensinar à Europa como deve jogar um center-half”, dizia a reportagem.


Pelo Barcelona, Fausto chegou a ser campeão catalão, mas as noitadas da fase Rio de Janeiro, que continuava na cidade catalã, começaram a cobrar o jogador. Aliás, antes de ir para a Espanha, ele já teve um aviso, quando foi cortado de um jogo da Seleção Brasileira contra o Uruguai por causa de uma "forte gripe". Era os primeiros indícios da tuberculose.

Já em 1932, Fausto não apresentava mais o vistoso futebol que fez o Barcelona contratá-lo. Uma derrota para um clube húngaro foi a gota d'água e ele acabou dispensado do clube catalão. O 'Maravilha Negra' chegou a atuar dois meses pelo Young Fellows, da Suíça, e voltou ao Brasil.

No Rio de Janeiro, retornou ao Vasco onde melhorou de saúde, foi campeão carioca de 1934 e só não foi à Copa do Mundo por causa da briga entre entidades profissionais e amadoras do futebol brasileiro. Ainda defendeu Nacional do Uruguai e Flamengo, onde encerrou a carreira em 1938. No ano seguinte, mais precisamente em 28 de março, faleceu devido ao agravamento da tuberculose.
←  Anterior Proxima  → Inicio

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações