Foto: Rodrigo Faber/G1
Roberto Leal protesto contra o STJD no rebaixamento da Lusa em 2013
Faleceu na madrugada deste domingo, dia 15, em São Paulo, o cantor português radicado no Brasil Roberto Leal aos 67 anos. Conhecido por sucessos como Bate o Pé, a partir da década de 70, ele tem uma relação enorme com a Portuguesa de Desportos tendo, inclusive, composto o atual hino do clube.
Antônio Joaquim Fernandes, que adotou o nome artístico de Roberto Leal, veio para o Brasil, com sua família, em 1962, quando tinha 11 anos. Um ano mais tarde, foi assistir, com o irmão, um jogo da Lusa contra o Guarani e logo se apaixonou pelo time Rubro-Verde, o adotando como sua equipe do coração. E a relação entre o então garoto e o clube passou a ser forte.
Roberto Leal passou a frequentar as dependências da Portuguesa de Desportos e ir aos jogos da equipe. Mesmo depois de atingir o sucesso, no ano de 1971, com Arrebita, o cantor continuou acompanhando a Lusa. Inclusive, tendo ido ao Morumbi na final do Paulista de 1973, onde o time Rubro Verde conquistou o título, dividido com o Santos. O cantor, por exemplo, participou dos protestos dos torcedores contra o STJD em 2013, que em um rolo envolvendo Fluminense, Flamengo e Portuguesa, acabou rebaixando o time rubro verde no Brasileirão daquele ano.
Mas o que talvez mais marque a relação entre Roberto Leal e a Portuguesa de Desportos é uma música, que tornou-se hino do time. Na verdade, a Lusa até já tinha um hino, que ao contrário das composições de boa parte das agremiações, que exaltam a grandeza e as conquistas, falava mais de um clube receptivo, de família. A letra, dos autores Archimedes Messina e Carlos Leite Guerra era assim:
Você faz parte de uma grande família
Que muito pode se orgulhar
éa família unida e muito amiga
Da Portuguesa querida
Muitas obras vai realizar
Pelo esporte brasileiro rubro verde espetacular
Esportivo
Recreativo
Clube de Tradição
É o clube da amizade
orgulho da cidade
O clube do coração
Viva a Lusa
Viva a Lusa
Clube Esportivo Social
Portuguesa de Desportos
Orgulho do esporte nacional.
Conheça o hino antigo
Pois bem, Roberto Leal, ouvindo os torcedores na tradicional festa junina do clube, percebeu que eles até achavam o hino bonito, mas que eles queriam algo mais forte, que também exaltasse a grandeza da Lusa. Pois ele foi lá e criou a seguinte letra, em parceria com Márcia Lúcia:
Vamos à luta, ó campeões,
Hão de vibrar os nossos corações.
Da tua glória, toda a certeza.
Que tu és grande, Ó Portuguesa.
Vamos à luta, ó campeões,
Há de brilhar a cruz de teus brasões,
E tua bandeira verde encarnada,
Que é a luz de tua jornada.
Vitória é a certeza
Da tua força e tradição
Em campo, ó Portuguesa,
Pra nós és sempre o time campeão.
O hino composto por Roberto Leal
Ele sempre cantava a música nos encontros no clube e os torcedores a entoavam. Quando os diretores perceberam que a música estava na boca das pessoas, resolveram fazer uma assembleia no clube e oficializaram o hino que ele criou. E a música de Roberto Leal ficou para sempre na história da Portuguesa de Desportos.
0 comentários:
Postar um comentário